Norma da Receita Federal pode afetar blindagem de sócios ocultos

A Receita Federal passou a exigir que as Sociedades em Conta de Participação (SCP) passem a ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), embora sejam consideradas sem personalidade jurídica. Com a medida, sociedades hoje blindadas poderão ser responsabilizadas por dívidas tributárias, trabalhistas, entre outras de negócios que participam. Com a nova obrigação de instituir o CNPJ, prevista na Instrução Normativa da Receita Federal n.º 1470, de maio, a exigência poderá abrir a possibilidade de responsabilização dos sócios participantes, antes protegidos. A nova medida também poderá gerar dificuldades para os empreendimentos que adotam esse tipo de sociedade em relação às novas regras de contabilidade, e também nas declarações de obrigações acessórias.

Para Cezar Augusto Cordeiro Machado, especialista em direito tributário da Sociedade de Advogados Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro, há risco de alargar a responsabilidade jurídica dos sócios. “Quando se efetua o registro do CNPJ, as sociedades em conta de participação se tornam públicas, o que pode ampliar as responsabilidades tributárias e contratuais”, diz.

Atualmente, a Receita Federal tem conhecimento dos dados do sócio oculto por meio da declaração do imposto de renda. A exposição do CNPJ expõe o sócio oculto e deve abrir uma discussão sobre a responsabilidade desse sócio.

A medida ainda dificulta e encarece negócios nessa forma de sociedade. “Haverá mudanças na área de contabilidade da SCP, que agora passa a ser por meio de controles gerenciais e mais regulares”, diz. A abertura da contabilidade causará aumento do custo administrativo e pode ser um problema nos casos em que não havia controle contábil adequado

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *