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Mercado de academias de ginástica se profissionaliza para enfrentar concorrência

No Paraná estão em atividade 634 academias.
No Paraná estão em atividade 634 academias.

As academias de ginástica não atraem hoje somente os “malhadores”, mas sim pessoas de diversas idades e faixas de renda. Este público busca melhorar a condição física, combater o stress ou mesmo prevenir doenças. Com o setor cada vez mais profissionalizado, as academias tendem a oferecer equipamentos mais modernos, e novas modalidades de atividades esportivas. Já as academias de pequeno porte podem ser favorecidas se optarem pela especialização em determinados nichos, como feminino e terceira idade.

O empreendedor que quer ingressar no mercado de academias deve estar consciente que o segmento é bastante concorrido e os preços das mensalidades são variados.  Só no Paraná, por exemplo, estão em atividade 634 academias, sendo 236 em Curitiba.

Quanto à localização do negócio, a escolha do local é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Para a definição do local, o empreendedor deverá considerar alguns fatores relevantes, como a  concentração e poder aquisitivo dos potenciais frequentadores, concorrência de clubes e outras academias que exploram o mesmo segmento de público.

Já o investimento necessário à implantação de uma academia de ginástica está condicionado aos serviços que serão oferecidos, ao público alvo, ao padrão de negócio que se deseja estabelecer e também ao volume de capital disponível para se investir. Mas, considerando a implantação de uma academia de ginástica, de pequeno porte, em imóvel alugado de 250 metros quadrados, estima-se que R$ 60 mil serão suficientes.

Por último, é fundamental que o empreendedor adote uma boa estratégia de preços para conquistar mercado sobre os competidores mais caros. Entretanto, ele não pode se esquecer que qualquer pressão para baixar os preços dos concorrentes pode forçá-lo a reduzir também às suas mensalidades.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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