You are here
Home > Empreendedorismo > Escritório de cobrança é um setor promissor em tempos de crise

Escritório de cobrança é um setor promissor em tempos de crise

escritorio-de-cobrancaO segmento de escritório de cobrança é considerado bastante promissor, principalmente pela realidade econômica e financeira que o Brasil está atravessando. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de mais de 100% na concessão crédito. E o que se sabe, é que de todo o crédito liberado em forma de financiamentos e empréstimos, uma boa parte se tornará inadimplente, nem que seja por um  período curto. Diante dessa realidade, existe espaço no mercado para o ingresso de novos empreendedores, com boas possibilidades de sucesso.

Agora, o que se vê hoje, é que o trabalho dos escritórios de cobrança está evoluindo, registrando uma sistemática bem mais profissional na forma de abordar o devedor. Isso ocorre, principalmente, pelo progresso da legislação de proteção ao consumidor que se consolidou com o Código de Defesa do Consumidor.  Aliás, este código apresenta uma série de condicionantes que orientam o processo de cobrança dos inadimplentes.

Por ser um segmento de fácil adaptação, os escritórios de cobrança conseguem inserir-se nos diversos setores produtivos, ou seja, no comércio, indústria e prestação de serviços. O que possibilita uma ampliação do trabalho.

Quanto ao local de funcionamento de um escritório de cobrança, ele deverá basear-se em uma região ou bairro de fácil acesso, tanto por parte do inadimplente quanto do cliente, já que as negociações vão ocorrer naquele ambiente.  O imóvel ideal é aquele localizado próximo a terminais de transporte público e que tenha estacionamento próprio ou conveniado.

Já o investimento necessário para abrir o negócio, segundo cálculos dos consultores do Sebrae é de R$ 105 mil, dos quais, R$ 25 mil devem ser reservados para capital de giro.

Por último, considerando o grande número de empresas desse segmento que já estão em atuação no mercado, o empreendedor deverá atuar de forma profissional e qualificada. O atendimento aos clientes e a prestação de serviços deverá ser de alto nível, pois somente assim será possível não só manter a clientela, como também ampliar a sua carteira de clientes.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top