You are here
Home > Empreendedorismo > Curitiba lança maratona empreendedora para varejo e serviços

Curitiba lança maratona empreendedora para varejo e serviços

Por meio de uma iniciativa inédita do Sebrae/PR, Universidade Positivo e ParkShoppingBarigüi, é lançado em Curitiba o primeiro Hackathon Retail + Service, uma maratona de empreendedorismo que visa estimular a criação de soluções e startups inovadoras em varejo e serviços. O projeto vai selecionar 30 participantes inscritos, entre designers, programadores e empreendedores, para uma semana inteira de workshops, treinamentos e visitas técnicas.

A programação acontece de 26 a 30 de agosto. Em cinco dias, os selecionados poderão participar de treinamentos na sede do Sebrae/PR em Curitiba, visitas técnicas a empresas e workshops nos laboratórios de varejo e serviços da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, com foco em startups, tendências do varejo, comportamento do consumidor, visual merchandising, tecnologia e inovação em serviços. As visitas técnicas serão guiadas e fechadas aos participantes. As empresas que apoiam o Hackathon Retail + Service são: Slaviero Full Jazz, Lafort, Inove, Condor, Confidence Cambio, Balaroti, C&A e Grupo Boticário.

Segundo a consultora do Sebrae/PR e coordenadora regional, do Programa Startup PR, Marielle Rieping, a intenção é que o participante se ambiente e detecte alguns problemas na rotina das grandes empresas do varejo e de serviços. “Ao diagnosticar os gargalos existentes em alguns processos, os participantes, com base em suas análises, podem propor sugestões de startups para resolver esses problemas, ou seja, as visitas técnicas são um diferencial nesta programação, já que o participante recebe os desafios e oportunidades diretamente da empresa apoiadora. É o ‘combustível’, o insumo primordial para um grande insight”, descreve.

“A busca de soluções inovadoras com novos produtos e serviços é fundamental para o sucesso dos negócios. O Hackathon traz uma experiência extraordinária para a concentração de energias, usando todo o conhecimento adquirido pelos participantes para criar o novo, o inédito, o inusitado. E a Universidade Positivo (UP) está perfeitamente integrada neste tema e ação inovadora”, completa Rogério Mainardes, diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP.

O ponto alto do evento será no sábado, dia 29 de agosto, quando será montada uma arena de competição dentro do ParkShoppingBarigüi, onde os participantes colocarão em prática tudo o que vivenciaram nesses cinco dias e criarão as soluções em forma de startups. Tudo isso poderá ser acompanhado pelo público dentro do shopping.

Para o ParkShoppingBarigüi, ter a realização da etapa final do Hackathon nas suas dependências é uma oportunidade de conhecer as ações inovadoras que foram desenvolvidas ao longo do projeto. “O ParkShoppingBarigüi busca estar próximo das questões que tratam de inovação e trazer esse evento é uma associação positiva para o empreendimento”, afirma Silvia Pires Omairy, gerente de Marketing do ParkShoppingBarigüi.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top