Consumidor e lojista precisam se proteger para evitar fraudes no Natal
Está aberta a temporada de compras natalinas. É nesse momento de fluxo intenso de pessoas nas áreas de comércio que o cidadão e o comerciante precisam ter atenção e cuidados redobrados para não sofrerem com fraudes no período. Segundo estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar a probabilidade de o cidadão ser vítima de uma fraude de identidade. Já no caso do comércio, estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa, ocorre uma elevação de 25% de comprovação de golpes no varejo decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.
O roubo ou perda dos documentos pode propiciar o crime conhecido como roubo de identidade, quando dados pessoais são utilizados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Por isso, o cidadão deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes.
Veja, abaixo, dicas dos especialistas para consumidores e comerciantes evitarem a ocorrência de fraudes nessa época do ano:
Consumidores:
1. Saia de casa apenas com um documento de identificação (que pode ser uma cópia autenticada), o cartão de crédito e (ou) o número de folhas de cheques que se pretende utilizar.
2. Mantenha todos esses documentos seguros junto a seu corpo, evitando bolsos traseiros ou muito rasos e bolsas nas costas ou abertas.
3. Cuidado com abordagens sobre promoções e sorteios (em lojas, nas ruas ou mesmo por telefone), que exijam preencher dados pessoais e assinar papéis para participar.
4. Não se distraia excessivamente com shows natalinos, olhando vitrines ou nos momentos de refeições nos centros comerciais. A atenção com seus pertences deve ser constante.
5. Caso você tenha um documento roubado, faça um Boletim de Ocorrência e cadastre um alerta gratuito no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro do extravio ou roubo dos documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e das folhas de cheques pode ser feito pelo link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h, inclusive nos feriados.
6. O aviso de documentos roubados ficará no sistema de consultas por dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar, dentro desse prazo, o B.O e uma declaração formal à Serasa Experian. Já os cheques ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques.
7. Além do cuidado com roubo ou perda de documentos, fique atento, também, para evitar o roubo de seus dados na internet. A abertura de e-mails de origem desconhecida e anexos de suspeitos pode abrir portas para golpes que tem como objetivo captar informações para cometer fraude de identidade. Mantenha um antivírus atualizado.
MeProteja
Ao registrar o roubo, furto ou perda de um documento no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian, o consumidor reduz o risco de ter seus dados pessoais utilizados por fraudadores. A inclusão do alerta permite que as informações sejam disponibilizadas imediatamente ao mercado.
Além disso, ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 15 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude do SerasaConsumidor, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF, o MeProteja. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem ao celular do proprietário informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se era ele mesmo quem buscava crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude.
O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor. Após a gratuidade de 15 dias, o consumidor pode optar pela continuidade do serviço. No pacote anual, o cliente paga R$ 10 por mês para receber as informações.
Comerciantes:
1. Antes de realizar uma venda a prazo, o varejista devem adotar cuidados simples, como pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação).
2. Verificar inconsistências nos documentos apresentados, como um RG com data de emissão antiga, mas com foto recente ou vice-versa.
3. Procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta em um comprovante de residência, por exemplo.
4. Solicitar ao cliente o número do telefone residencial e fazer a checagem dos dados naquele instante.
5. Consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.
6. Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.