Produção e exportação de carne de frango devem crescer de 3% a 5% em 2016

frangoA produção de carne de frango no Brasil deverá crescer de 3% a 5% em 2016 ante 2015, diante da possibilidade de abertura de novos mercados e do crescimento natural da demanda interna, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgadas nesta quarta-feira (9).  A entidade espera ainda que as exportações de frango brasileiro em 2016 aumentem também entre 3% e 5% em 2016.   “Temos boas expectativas quanto à abertura dos mercados de Taiwan e República Dominicana, além da habilitação de novas plantas para embarcar carne de frango do Brasil para a China”, disse o vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, em nota divulgada pela entidade. “No radar do setor, também estarão a Austrália, Nova Zelândia, Camboja e o acompanhamento do painel contra a Indonésia”, acrescentou.

Ao longo de 2015, a carne de frango brasileira ganhou competitividade no mercado internacional enquanto vários países exportadores concorrentes registraram casos de influenza aviária. O Brasil, que nunca registrou um caso da doença, deverá continuar a ser o país melhor posicionado para comercializar carne de frango nos mercados internacionais em 2016, conforme estimativas do Rabobank. A carne de frango ganhou competitividade em relação à carne bovina no mercado interno em 2015 e os exportadores tiveram aumento nas receitas contabilizadas em reais diante da desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar.

A ABPA estima que as exportações brasileiras de carne de frango somarão 4,3 milhões de toneladas em 2015, alta de 4% em relação ao obtido em 2014. Em receita, o saldo previsto em reais é de R$ 23,7 bilhões, 25% superior ao de 2014. Em dólares, a receita deverá ter uma retração de 11%, a US$ 7,1 bilhões.

“Neste ano, além da abertura dos mercados da Malásia e Myanmar, o setor avícola foi favorecido pela habilitação de mais duas plantas para a China (totalizando 30 plantas habilitadas), além de 16 novas unidades exportadoras para o México, que agora conta com 20 plantas habilitadas”, disse o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra.
Já a produção brasileira de carne de frango deverá subir 3,5% em 2015, para 13,1 milhões de toneladas, resultado que poderá colocar o Brasil no segundo lugar no ranking dos maiores produtores de carne de frango, superando a China.

O consumo per capita de carne de frango do brasileiro deverá fechar em 43 kg/ano, alta de 1,05% segundo os cálculos da ABPA.
A entidade informou ainda que a produção brasileira de carne de peru deverá somar 329 mil toneladas em 2015, estável em relação ao total de 2014. Já as exportações brasileiras do produto deverão atingir 133 mil toneladas em 2015, saldo 6,3% maior na comparação o ano passado. A receita estimada com essas vendas em 2015 deverá ser de R$ 950 milhões, aumento de 21% ante 2014. Em dólares, está previsto um declínio de 13% na receita, a US$ 287 milhões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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