Supermercadistas se reúnem para reduzir custos de energia e gestão de cartões

A energia elétrica representa o segundo maior gasto para os supermercados.
A energia elétrica representa o segundo maior gasto para os supermercados.

A Apras (Associação Paranaense de Supermercados) realiza nesta quarta-feira (20), das 8h às 18h30, no Hotel Bourbon, em Curitiba, o I Encontro dos Empresários Supermercadistas do Paraná. O evento tem como objetivo apresentar soluções para que supermercadistas de todos os tamanhos possam reduzir os gastos com a energia elétrica e na gestão de cartões. Palestras com renomados especialistas de empresas de cartões,  refrigeração, iluminação e ar-condicionado vão mostrar como é possível cortar custos e se tornar uma empresa mais eficiente e sustentável.

Hoje, a energia elétrica representa o segundo maior custo dentro de um supermercado, perdendo apenas para a folha de pagamento. Com o aumento de mais de 100% nas contas de luz em 2015, o Encontro é uma oportunidade para o setor supermercadista se modernizar, cortar despesas e se manter competitivo no mercado. Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, este evento pode contribuir de forma significativa para que o setor supermercadista possa começar 2016 com um planejamento focado em reduzir as despesas e otimizar os resultados.

O encontro, patrocinado pelas empresas Stone, Senffnet e Getnet, já conta com 142 supermercadistas inscritos.
Uma loja com iluminação em LED pode reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica, o que também diminui o descarte no meio ambiente por ter uma durabilidade três vezes maior.  O engenheiro Carlos Aurélio Grebe, que vai falar sobre iluminação, destaca a tendência de utilizar equipamentos que controlam a luminosidade do ambiente de forma automática.

Já o projeto arquitetônico de uma loja, além de proporcionar beleza e conforto, também pode oferecer alternativas para aproveitar a iluminação natural, como a implantação dos Dômus Prismáticos na cobertura, que permitem a entrada da luz solar e filtram em até 98% os raios ultravioletas.

Uma das tendências sustentáveis que será apresentada pelo engenheiro Rogério Rodrigues, da Eletrofrio, são as portas instaladas nos balcões de congelados e refrigerados, que mantêm os produtos mais bem conservados e reduzem em até 60% a carga térmica, contribuindo para a redução do consumo de energia. Os balcões refrigerados também podem oferecer mais um ponto de sustentabilidade ao trocar o gás R22 pelo Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.

Em 2014, praticamente 60% de todas as vendas dos supermercados foram feitas por meio de algum tipo de cartão. Hoje, as empresas de cartão chegam a ficar com 1% a 2% do resultado do setor. O cartão alimentação, por exemplo, pode custar até 5% do preço de venda de um produto e representar até 25% da margem do supermercado. “Buscar negociações mais adequadas e conseguir um preço mais competitivo vai contribuir com todo o setor”, destaca o diretor da Apras, Adaílton Santos.

Para os supermercadistas interessados em participar, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]  ou pelo telefone (41) 3263.7000.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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