Cinco dicas para ter sucesso no segmento de franquias

Aluizio de Freitas
Aluizio de Freitas, diretor da Sigbol Fashion.

O franchising se consolida cada vez mais como um segmento promissor para quem sonha em ter o próprio negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Além disso, no ano anterior foram abertas 12.702 unidades de franquias em todo o Brasil, mesmo em um período de incertezas econômicas para o país.

Investir em um modelo de franquias é uma ótima oportunidade para quem sonha em ter o próprio negócio. Além de contar com um modelo estruturado e testado pela franqueadora, o setor de franchising apresenta números bastante promissores que consolidam seu valor como oportunidade de investimento. Aluizio de Freitas recomenda cinco dicas para quem quer tirar o plano do negócio próprio do papel em 2016.

Há 36 anos o executivo, que desde 1996 assumiu o cargo de diretor, atua na Sigbol Fashion, rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes nas áreas de confecção e moda, que faturou R$ 8 milhões em 2015 e tem 20 franquias distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, e é pioneira ao oferecer formação no segmento de moda por meio do modelo de negócios de franquias.

1 – Procure uma área em que tenha afinidade

É preciso mais do que apenas gostar, é necessário “amar” a área de atuação e negócio em que pretende investir. Pense e calcule o lucro que deseja obter, mas tenha em mente que o lucro é consequência de uma atividade bem executada, portanto, empenhe-se e dedique-se ao máximo ao seu negócio, assim, você poderá colher os frutos do sucesso do seu empreendimento e terá a satisfação de ver seu próprio negócio seguir em frente.

2 – Assuma um compromisso com seu negócio

É comum alguns empreendedores imaginarem que, por abrir seu próprio negócio, terão mais disponibilidade de tempo para dedicar-se a outras atividades. No entanto, isso acaba se mostrando um engano. O grande desafio é compreender que ao ter sua própria empresa, o empreendedor assume um compromisso integral e precisa se dedicar ao máximo a ele, além de precisar se cercar de colaboradores qualificados. Afinal, em outras palavras, é o olho do dono e suas escolhas que fazem o negócio crescer.

3 – Esteja sempre atualizado

O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo a frente do que é esperado do seu negócio, com o intuito de garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia. Fazer cursos em sua área de atuação pode ser uma importante saída para traçar suas estratégias.

4 – Aprenda a gerenciar as finanças

Boa parte dos novos empreendedores agregam suas despesas pessoais às da empresa, mas para garantir o bom gerenciamento do negócio, é fundamental que você separe seus gastos e mantenha suas reservas de pessoa física independentes das que forem direcionadas à empresa. O novo negócio é um meio de buscar suas realizações profissionais e pessoais, porém o responsável pelo sucesso do empreendimento é o empreendedor e não o contrário.

5 – Planeje suas ações e estabeleça metas

Como empreendedor, é preciso estabelecer um bom planejamento para que sua empresa possa superar com sucesso o processo de maturação – fase em que está se estabelecendo no mercado e buscando o equilíbrio financeiro – e mantenha seu crescimento ao longo dos meses ou prazos definidos para que um objetivo seja atingido. Definir suas ações e traçar metas para o desenvolvimento do negócio é fundamental para que você enxergue com clareza o que está sendo feito e corrija, a tempo e quando necessário, os possíveis contratempos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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