Para montar um negócio de sucesso é fundamental que o empreendedor estude o mercado e tenha conhecimento sobre o setor que vai atuar

empreenderCom o desemprego em alta e a dificuldade de conseguir uma colocação no mercado, mesmo com salários mais baixos, o que tem se observado neste início de ano é que muitas pessoas estão pensando em montar o seu próprio negócio. Mas este é um grande desafio na vida dos aspirantes a empresário, afinal, é necessário começar tudo do zero e trabalhar duro para que o negócio se transforme em realidade e tenha sucesso.

Para que a empresa prospere é fundamental a combinação de dois fatores, como o potencial de mercado e o domínio que o empreendedor tem sobre o serviço que está disposto a oferecer. Ou seja, de nada adianta montar um negócio que está em alta se o empresário não tem aptidão para gerir.

Algumas consultorias têm apontado determinados setores como promissores para se empreender em 2016. Entre estes setores está a internet. Para este ano, a estimativa de crescimento dos negócios na internet, mesmo com a crise, é de quase 10%, sendo que os serviços em alta estão relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias e aplicativos para smartphones e computadores. Além disso, segundo apontam algumas pesquisas de mercado, a venda de música online é um grande potencial desta categoria. Outras opções promissoras para trabalhar na internet são as vendas em redes sociais, lojas e-commerce, além de leilões virtuais. Agora, para criar um negócio online, o empreendedor tem que ter uma boa ideia e conhecer as ferramentas para colocá-la em prática.

Outra opção de negócio promissor para este ano são os serviços corporativos de bem-estar, que atuam em dois setores. Ou seja, na prevenção de doenças do trabalho e na inserção dos funcionários que estão se recuperando. Os serviços corporativos englobam programas para acabar com os maus hábitos dos colaboradores, trabalhando com abordagens sobre a conscientização alimentar, incentivo a prática de exercícios físicos, programas de lazer e entretenimento. Para montar uma empresa nesta área, o empreendedor deve ter uma equipe formada por nutricionista, educador físico, recreador, massagista e adquirir equipamentos de jogos. Com os serviços corporativos de bem-estar, o empresário pode lucrar, em média, até R$ 10 mil por corporação atendida. Mas, este tipo de serviço costuma ser prestado apenas para companhias de grande porte, já que as empresas de pequeno e médio porte possuem poucos funcionários e têm seu poder econômico limitado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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