Transporte de pequenas cargas é um setor que apresenta poucas barreiras à entrada de novas empresas
O transporte de carga se configura como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transporte, os produtos não chegariam às mãos dos consumidores, as indústrias não produziriam e os fornecedores não entregariam as matérias-primas. No caso específico do transporte de pequenas cargas e fretes, o serviço é realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões, que podem transportar mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado.
No início das atividades do novo negócio, é comum o frete e transporte ocorrer dentro do perímetro urbano das cidades. Neste contexto, para cargas urbanas, o principal diferencial passa a ser a rapidez da entrega e a segurança do transporte, garantindo assim a integridade dos bens transportados.
O empreendedor que pretende ingressar neste segmento, tem também a seu favor, o fato do mercado apresentar poucas barreiras à entrada de novas empresas, exigindo basicamente do prestador do serviço um veículo adequado para realizar o transporte da carga, os registros necessários e carteira de habilitação específica para o tipo de veículo e carga transportada. Já entre os principais clientes estão as empresas do setor varejista, distribuidores, indústrias de autopeças, confecção, pneus, farmacêuticas, cosméticos e materiais de construção, que não possuem veículos próprios para essa tarefa e necessitam fazer entregas localizadas e com mais rapidez.
Quanto à localização desse tipo de negócio é fundamental para o seu sucesso, um local que alie facilidade de identificação da empresa pelos clientes e rápidos deslocamentos para as várias rotas possíveis. Além disto, o local deve ter toda a infraestrutura necessária para atender às necessidades de operação que uma transportadora exige, como facilidade de acesso para os veículos, existência de transporte coletivo para que funcionários possam se deslocar, estacionamento, e ainda possibilitar futuras expansões do negócio.
Já o investimento estimado para iniciar um negócio de pequeno porte, em imóvel alugado, é de cerca de R$ 300 mil, considerando-se a compra de motos e veículos seminovos.