Yahsat e TIM discutem colaboração para uso de satélite em banda Ka no Brasil
A operadora de satélites Yahsat, sediada nos Emirados Árabes Unidos, e a TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil, estão discutindo sobre o uso do satélite em banda Ka da Yahsat no País com início em 2017. O objetivo da TIM é aproveitar a maior eficiência espectral e a relevante redução de custos para viabilização de cobertura 3G e 4G com conexões de alta velocidade via satélite. A capacidade em banda Ka da Yahsat será provida por seu terceiro satélite, o AI Yah 3, e cobrirá mais de 95% da população brasileira.
“A TIM está buscando, de forma rentável e eficiente, atender regiões com escassez de infraestrutura de telecomunicações, universalizando a oferta de dados no interior do país e reforçando o importante papel da companhia para o desenvolvimento socio econômico destas regiões. Para tanto, estamos discutindo com a Yahsat o uso da banda Ka no Brasil para backhaul e confiantes na plataforma técnica e operacional da companhia para atender nossa demanda futura. Ficamos bastante satisfeitos com a experiência que a Yahsat vem demonstrando no uso desta tecnologia, o que ainda é reforçado pelo fato da operadora ter situações reais de atendimento a clientes em banda Ka em regiões chuvosas, como na Nigéria. E é esse conhecimento que pretendemos estender para nossas demandas no Brasil”, afirma Marcelo Duarte, diretor de Wholesale da TIM Brasil.
Márcio Tiago, Country Director da Yahsat para o Brasil, acrescenta: “ Nosso satélite e seu respectivo segmento terrestre, que em breve estarão disponíveis, foram concebidos para atender uma ampla gama de segmentos, de consumidores residenciais à empresas, de operadoras de telecom à provedores de serviço e revendedores de banda larga. A Yahsat possui vários diferenciais, o que torna sua oferta extremamente atrativa para uso em backhaul, incluindo a presença de dois gateways – separados geograficamente- no país, o que oferece uma redundância completa para garantir a continuidade dos serviços mesmo em situações de chuvas intensas ou caso sejam necessárias manutenções programadas ou não. Tudo isso garante nossa alta disponibilidade e confiabilidade, que são pontos chave para as operadoras móveis.”
O satélite Al Yah 3 está dentro do prazo programado para seu lançamento, em janeiro de 2017, e irá expandir a cobertura de banda Ka da Yahsat para o Brasil e ampliá-la na África, consolidando a estratégia da companhia de trazer satélites de banda larga pioneiros e economicamente viáveis, além de soluções em conectividade para seus vários mercados.