Yahsat e TIM discutem colaboração para uso de satélite em banda Ka no Brasil

A operadora de satélites Yahsat, sediada nos Emirados Árabes Unidos, e  a TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil, estão discutindo sobre o uso do satélite em banda Ka da Yahsat no País com início em 2017. O objetivo da TIM é aproveitar a maior eficiência espectral e a relevante redução de custos para viabilização de cobertura 3G e 4G com conexões de alta velocidade via satélite. A capacidade em banda Ka da Yahsat será provida por seu terceiro satélite, o AI Yah 3, e cobrirá mais de 95% da população brasileira.
“A TIM  está buscando, de forma rentável e eficiente, atender regiões com escassez de infraestrutura de telecomunicações, universalizando a oferta de dados no interior do país e reforçando o importante papel da companhia para o desenvolvimento socio econômico destas regiões. Para tanto, estamos discutindo com a Yahsat o uso da banda Ka no Brasil para backhaul e confiantes na plataforma técnica e operacional da companhia para atender nossa demanda futura. Ficamos bastante satisfeitos com a experiência que a Yahsat vem demonstrando no uso desta tecnologia, o que ainda é reforçado pelo fato da operadora ter situações reais de atendimento a clientes em banda Ka em regiões chuvosas, como na Nigéria. E é esse conhecimento que pretendemos estender para nossas demandas no Brasil”, afirma Marcelo Duarte, diretor de Wholesale da TIM Brasil.

Márcio Tiago, Country Director da Yahsat para o Brasil, acrescenta: “ Nosso satélite e seu respectivo segmento terrestre, que em breve estarão disponíveis, foram concebidos para atender uma ampla gama de segmentos, de consumidores residenciais à empresas, de operadoras de telecom à provedores de serviço e revendedores de banda larga. A Yahsat possui vários diferenciais, o que torna sua oferta extremamente atrativa para uso em backhaul, incluindo a presença de dois gateways – separados geograficamente- no país, o que oferece uma redundância completa para garantir a continuidade dos serviços mesmo em situações de chuvas intensas ou caso sejam necessárias manutenções programadas ou não. Tudo isso garante nossa alta disponibilidade e confiabilidade, que são pontos chave para as operadoras móveis.”

O satélite Al Yah 3 está dentro do prazo programado para seu lançamento, em janeiro de 2017, e irá expandir a cobertura de banda Ka da Yahsat para o Brasil e ampliá-la na África, consolidando a estratégia da companhia de trazer satélites de banda larga pioneiros e economicamente viáveis, além de soluções em conectividade para seus vários mercados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *