Vendas de Páscoa recuaram 9,6% segundo Serasa. Boa Vista aponta queda de 5,8%
A recessão econômica teve forte influência negativa nas vendas do comércio na Páscoa, que recuaram neste ano ante o mesmo período de 2015. Conforme o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2016, durante a semana da data, entre os dias 21 e 27 de março, as vendas no País recuaram 9,6% na comparação com a mesma semana do ano passado (30 de março a 5 de abril). Foi o pior desempenho desde o início da série histórica, em 2007. Somente em São Paulo, a queda foi de 11,6%.
A Serasa ainda apurou que no final de semana do feriado (25 a 27 de março) as vendas no País diminuíram 9,9% frente ao período equivalente de 2015 (3 a 5 de abril). No estado de São Paulo, a queda foi de 8,4%.
Boa Vista
Já o levantamento da Boa Vista SCPC também mostrou retração das vendas no período no Brasil pelo segundo ano consecutivo, os únicos da série histórica, que começou em 2008. Em 2016, a queda foi de 5,8% enquanto em 2015 ela foi menos intensa (-0,3%).Os especialistas de ambas as empresas explicam que a crise atual faz com que o desemprego se acentue e que o poder de compra dos consumidores diminua.
Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP) mostraram que em 2016 as vendas do comércio para a Páscoa recuaram 5,8% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, a queda foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que teve início em 2008.
Diante do fraco desempenho econômico, do mercado de trabalho desaquecido e da perda de poder aquisitivo das famílias, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo. Podemos observar que as vendas na Páscoa seguem a tendência do varejo, portanto, antecipa mais um ano difícil para o comércio.