Controlar processos de telefonia com grande frequência ajuda empresas a diminuírem seus custos

conta telefônicaInformações exatas sobre a quantidade de dispositivos, ramais, troncos, link de dados e número de usuários ou centro de custos são fundamentais para que uma empresa consiga realizar o seu inventário de telefonia. Apesar de parecer simples, esse é um tema que ainda gera muitas dívidas para as companhias e, em sua maioria, passam despercebidos.

Um dos grandes responsáveis por essas despesas está na realização errada do controle e redução dos gastos com telefonia. Para se ter uma ideia, é muito comum um colaborador se desligar de uma empresa e continuar gerando custos em seu aparelho corporativo, simplesmente por elas não saberem da existência desse dispositivo.

Com isso, se faz cada vez mais necessário conseguir controlar seu processo de inventário. O primeiro passo para que as companhias passem a entender melhor esse sistema, é começar pela contagem de linhas telefônicas, marca/modelo de aparelho e usuário a quem pertence, registrando esses dados com datas de alterações.

Em um segundo momento, é importante registrar os pacotes contratados de cada linha, valores de comodatos dos aparelhos, números de chip e série de aparelho. Isso levará as empresas a saberem por onde andam seus dispositivos e o que está sendo investido em cada um deles.

Para o Diretor de Serviços da Navita, Mauricio Yamamura, esse controle ajudará as companhias a darem cada vez mais importância ao inventário de telecom. “Atualmente é muito comum ver diretores de grandes empresas reclamarem dos altos custos que são gerados com o mercado de telecom. A primeira pergunta que eu os faço é se há um controle de inventário em suas respectivas companhias e a resposta em sua maioria é sempre negativa. Isso acaba gerando custos desnecessários para eles e que podem ser evitados”, afirma Mauricio.

Uma das dicas da Navita  contra esses gastos está em mapear o processo de admissão de novos colaboradores, registrando os dados dos dispositivos na entrega do aparelho. Isso se dá porque em muitos casos, acaba sendo mais barato esse tipo de procedimento do que uma ação para atualizar o inventário depois de um determinado período.
Para ajudar o mercado de telecom, a Navitadesenvolvou uma planilha de inventário com o objetivo de ajudar a corrigir inconsistências e facilitar a operação dos clientes da empresa. Para ter acesso a essa ferramenta e outros conteúdos da Navita, acesse www.navita.com.bre acompanhe também todas as mídias sociais da empresa, como Facebook, Linkedin e Twitter.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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