Controlar processos de telefonia com grande frequência ajuda empresas a diminuírem seus custos
Informações exatas sobre a quantidade de dispositivos, ramais, troncos, link de dados e número de usuários ou centro de custos são fundamentais para que uma empresa consiga realizar o seu inventário de telefonia. Apesar de parecer simples, esse é um tema que ainda gera muitas dívidas para as companhias e, em sua maioria, passam despercebidos.
Um dos grandes responsáveis por essas despesas está na realização errada do controle e redução dos gastos com telefonia. Para se ter uma ideia, é muito comum um colaborador se desligar de uma empresa e continuar gerando custos em seu aparelho corporativo, simplesmente por elas não saberem da existência desse dispositivo.
Com isso, se faz cada vez mais necessário conseguir controlar seu processo de inventário. O primeiro passo para que as companhias passem a entender melhor esse sistema, é começar pela contagem de linhas telefônicas, marca/modelo de aparelho e usuário a quem pertence, registrando esses dados com datas de alterações.
Em um segundo momento, é importante registrar os pacotes contratados de cada linha, valores de comodatos dos aparelhos, números de chip e série de aparelho. Isso levará as empresas a saberem por onde andam seus dispositivos e o que está sendo investido em cada um deles.
Para o Diretor de Serviços da Navita, Mauricio Yamamura, esse controle ajudará as companhias a darem cada vez mais importância ao inventário de telecom. “Atualmente é muito comum ver diretores de grandes empresas reclamarem dos altos custos que são gerados com o mercado de telecom. A primeira pergunta que eu os faço é se há um controle de inventário em suas respectivas companhias e a resposta em sua maioria é sempre negativa. Isso acaba gerando custos desnecessários para eles e que podem ser evitados”, afirma Mauricio.
Uma das dicas da Navita contra esses gastos está em mapear o processo de admissão de novos colaboradores, registrando os dados dos dispositivos na entrega do aparelho. Isso se dá porque em muitos casos, acaba sendo mais barato esse tipo de procedimento do que uma ação para atualizar o inventário depois de um determinado período.
Para ajudar o mercado de telecom, a Navitadesenvolvou uma planilha de inventário com o objetivo de ajudar a corrigir inconsistências e facilitar a operação dos clientes da empresa. Para ter acesso a essa ferramenta e outros conteúdos da Navita, acesse www.navita.com.bre acompanhe também todas as mídias sociais da empresa, como Facebook, Linkedin e Twitter.