Mercado de representação comercial é amplo, porém a concorrência é grande
O mercado do representante comercial é bastante amplo e abrange todos os segmentos da indústria e do comércio. Por essa razão, os empreendedores que pretendem investir numa representação comercial precisam estabelecer um foco de atuação, realizando parcerias com empresas cuja marca seja de grande aceitação e que possuam produtos inovadores e de qualidade.
Outro ponto importante e que não pode ser esquecido pelo futuro empreendedor, é que este é um mercado bastante concorrido. Existem hoje no Brasil mais de 500 mil empresas de representação comercial formais, em sua maioria microempresas, e um grande número de representantes comerciais que trabalham na informalidade.
Como ponto positivo pode-se citar que com a expansão das comunicações e da forma de acesso, as empresas têm procurado ampliar seu raio geográfico de vendas, buscando estabelecer canais de distribuição para os seus produtos nas mais diversas regiões do país. Nesse sentido o representante comercial é considerado um instrumento eficiente para penetração em mercados mais distanciados dos grandes centros.
Quanto à localização do negócio, a atividade de representação comercial não exige instalações próprias, podendo ser iniciada na própria residência do empreendedor, o que vai reduzir os custos de instalação. Caso o empreendedor resolva colocar seu escritório em um ambiente diferente da sua residência, deve escolher a melhor localização entre os diversos pontos que serão visitados, no âmbito da cidade ou região.
Já o investimento no negócio vai variar de acordo com o porte do empreendimento. Segundo cálculos do Sebrae, para um escritório representação comercial de pequeno porte, em imóvel alugado, o empreendedor deverá dispor de cerca de R$ 65 mil. Mas, esses valores deverão variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel e do tipo de mobiliário escolhido.
Por último, para quem quer entrar e, principalmente, permanecer no mundo das vendas, é imprescindível ser um profissional atuante e experiente com participação em treinamentos, palestras e cursos sobre o assunto. O futuro representante comercial também deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem no dia a dia.