Mercado de representação comercial é amplo, porém a concorrência é grande

representante comercialO mercado do representante comercial é bastante amplo e abrange todos os segmentos da indústria e do comércio. Por essa razão, os empreendedores que pretendem investir numa representação comercial precisam estabelecer um foco de atuação, realizando parcerias com empresas cuja marca seja de grande aceitação e que possuam produtos inovadores e de qualidade.

Outro ponto importante e que não pode ser esquecido pelo futuro empreendedor, é que este é um mercado bastante concorrido. Existem hoje no Brasil mais de 500 mil empresas de representação comercial formais, em sua maioria microempresas, e um grande número de representantes comerciais que trabalham na informalidade.

Como ponto positivo pode-se citar que com a expansão das comunicações e da forma de acesso, as empresas têm procurado ampliar seu raio geográfico de vendas, buscando estabelecer canais de distribuição para os seus produtos nas mais diversas regiões do país. Nesse sentido o representante comercial é considerado um instrumento eficiente para penetração em mercados mais distanciados dos grandes centros.

Quanto à localização do negócio, a atividade de representação comercial não exige instalações próprias, podendo ser iniciada na própria residência do empreendedor, o que vai reduzir os custos de instalação. Caso o empreendedor resolva colocar seu escritório em um ambiente diferente da sua residência, deve escolher a melhor localização entre os diversos pontos que serão visitados, no âmbito da cidade ou região.

Já o investimento no negócio vai variar de acordo com o porte do empreendimento. Segundo cálculos do Sebrae, para um escritório representação comercial de pequeno porte, em imóvel alugado, o empreendedor deverá dispor de cerca de R$ 65 mil. Mas, esses valores deverão variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel e do tipo de mobiliário escolhido.

Por último, para quem quer entrar e, principalmente, permanecer no mundo das vendas, é imprescindível ser um profissional atuante e experiente com participação em treinamentos, palestras e cursos sobre o assunto. O futuro representante comercial também deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem no dia a dia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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