Pet shop móvel é uma forma ainda mais chamativa para empreender e que pode ser feita através de franquia ou criação de marca própria

O mercado brasileiro de pets movimenta por ano mais de R$ 11 bilhões.
O mercado brasileiro de pets movimenta por ano mais de R$ 11 bilhões.

Além dos tradicionais pet shops, que têm promovido uma grande onda de negócios, surge agora uma forma ainda mais chamativa para aqueles que querem empreender: o Pet Shop móvel. Para quem ainda não ouviu falar, o pet shop móvel é uma modalidade pela qual os bichos de estimação são atendidos em domicílio, com hora marcada, por meio de um veículo que dá o suporte para a realização de banho e tosa, venda de rações e acessórios. O empreendedor que está pensando em entrar neste tipo de negócio poderá fazê-lo através da criação de uma marca própria ou então optar por uma franquia.

O mercado brasileiro de pets shops tem crescido bastante e hoje já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O segmento movimenta por ano mais de R$ 11 bilhões, sendo que 66% deste total são gastos com alimentação, 20% com serviços (20%), 8% com acessórios e roupas para cães, 8% com produtos para higiene animal e 6% com medicamentos veterinários (6%).

O empreendedor que optar pela compra de uma franquia, terá um investimento de R$ 65 mil. No valor estão incluídos a taxa de franquia, adaptação e adesivagem da van e equipamentos. O faturamento líquido mensal estimado gira em torno de R$ 6 mil e R$ 8 mil. Já quem pretende começar do zero, deverá adquirir uma van e adaptá-la ao negócio. Também é preciso que haja um médico veterinário como responsável técnico e estar registrado no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Por último, existem três pontos que distinguem um pet shop do outro e que, portanto, devem ser analisados com muito cuidado pelos empreendedores. São eles: qualidade no atendimento, cuidados com os animais e qualidade no serviço prestado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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