Pet shop móvel é uma forma ainda mais chamativa para empreender e que pode ser feita através de franquia ou criação de marca própria
Além dos tradicionais pet shops, que têm promovido uma grande onda de negócios, surge agora uma forma ainda mais chamativa para aqueles que querem empreender: o Pet Shop móvel. Para quem ainda não ouviu falar, o pet shop móvel é uma modalidade pela qual os bichos de estimação são atendidos em domicílio, com hora marcada, por meio de um veículo que dá o suporte para a realização de banho e tosa, venda de rações e acessórios. O empreendedor que está pensando em entrar neste tipo de negócio poderá fazê-lo através da criação de uma marca própria ou então optar por uma franquia.
O mercado brasileiro de pets shops tem crescido bastante e hoje já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O segmento movimenta por ano mais de R$ 11 bilhões, sendo que 66% deste total são gastos com alimentação, 20% com serviços (20%), 8% com acessórios e roupas para cães, 8% com produtos para higiene animal e 6% com medicamentos veterinários (6%).
O empreendedor que optar pela compra de uma franquia, terá um investimento de R$ 65 mil. No valor estão incluídos a taxa de franquia, adaptação e adesivagem da van e equipamentos. O faturamento líquido mensal estimado gira em torno de R$ 6 mil e R$ 8 mil. Já quem pretende começar do zero, deverá adquirir uma van e adaptá-la ao negócio. Também é preciso que haja um médico veterinário como responsável técnico e estar registrado no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
Por último, existem três pontos que distinguem um pet shop do outro e que, portanto, devem ser analisados com muito cuidado pelos empreendedores. São eles: qualidade no atendimento, cuidados com os animais e qualidade no serviço prestado.