You are here
Home > Crédito > Pequenos negócios têm orientação sobre crédito em 62 cidades do Paraná

Pequenos negócios têm orientação sobre crédito em 62 cidades do Paraná

Pegar empréstimo em banco é, no mínimo, a sexta opção do dono de micro e pequena empresa que precisa de capital de giro, sendo que metade desses empresários nunca tentou financiamento bancário, segundo pesquisa do Sebrae realizada este ano com 6,9 mil donos de negócio. Para que os empreendedores superem essa barreira de forma orientada e sustentável, a instituição promove a Semana Nacional do Crédito, com atividades presenciais e on-line, via o Portal Sebrae.

No Paraná, a semana acontece até a próxima sexta-feira (6), em 62 municípios, com a realização de seminários, workshops, oficinas de orientação sobre crédito e consultorias, mas também se estendem ao longo do mês. A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para quem já buscou crédito e para o empresário que pretende reajustar sua gestão financeira.

Em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, os empresários de micro e pequena empresas podem participar da Feira de Crédito, que acontece nesta quinta-feira (5), no Centro de Convenções, das 9 horas às 16 horas. A inscrição pode ser feita na hora e os participantes terão acesso às melhores opções de crédito.

Em Maringá, na região Noroeste, acontece nesta quinta-feira (5), às 19 horas, o Seminário de Crédito, e na sexta-feira (6), na sede da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), a Rodada de Negócios, oportunizando que os empresários conheçam as linhas de financiamentos disponíveis, taxas de juros e prazos de pagamentos. Já no dia 27 de outubro, na Sala do Empreendedor, a partir das 8h30, os empresários podem participar da Oficina de Acesso ao Crédito.

Londrina, no Norte do Estado, também terá Oficina de Acesso ao Crédito nesta quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), consultorias de finanças, das 12 horas às 18 horas, na Sala do Empreendedor. No dia 26 de outubro, na Sala do Empreendedor, das 19 horas às 22 horas, acontece mais uma Oficina de Acesso ao Crédito.

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a oficina Acesso ao Crédito, será no dia 26 de outubro, das 19 horas às 22 horas, na Sala do Empreendedor, que fica na Prefeitura. Em Foz do Iguaçu, na região Oeste, os empresários podem participar da Oficina Acesso ao Crédito, que acontece no dia 10 de outubro, às 19 horas, no escritório regional do Sebrae/PR. Já no dia 11 de outubro, às 19 horas, no mesmo local, será realizada a Oficina Sei Controlar Meu Dinheiro. Também está prevista a oficina Acesso ao Crédito, no dia 20 de outubro.

Em São Mateus do Sul, na região Sul, serão ofertadas consultorias de orientação para acesso ao crédito nesta quinta-feira (5), na Sala do Empreendedor, das 8 horas às 18 horas. “O objetivo da ação no Estado é estimular o acesso ao crédito, mas de forma orientada. Queremos aproximar as instituições financeiras e as pequenas empresas, para que sejam apresentadas as melhores opções de produtos e serviços de acordo com a necessidade dos empresários”, diz o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior.

Segundo ele, a principal dificuldade dos pequenos negócios é a falta de garantia de crédito. “Para minimizar esse problema, o Sebrae criou a Sociedade Garantidora de Crédito, que desde a sua implantação no Estado tem facilitado o acesso ao crédito, com as melhores condições e taxas para as micro e pequenas empresas”, pontua.

No Paraná, a Semana Nacional de Orientação ao Crédito conta com a parceria da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, BRDE, Sicredi, Sicoob, Cresol, Itaú e Bradesco. Ocorrerão também ao longo do mês atividades no Portal Sebrae voltadas à orientação para o crédito, como Papo de Negócios e videoaulas, além de Facebook Live.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top