Empreendedor investe no T-Shirt Maker e premiações corporativas e tem crescimento de 100% em um ano

Daniel Tertuliano tem DNA empreendedor.

A maioria dos empreendedores começam pequenos e não imaginam o quão longe podem chegar. É difícil saber exatamente como tudo vai acontecer. Foi assim que ocorreu com Daniel Tertuliano, CEO da Camisetas em 12 horas, de família humilde, com DNA empreendedor e imensa inquietude, que começou pegando e vendendo latinhas e fazendo rabiola de pipa por 10 centavos, para comprar o seu primeiro computador doméstico, em 1997, pois já sabia que a tecnologia e a inovação andaria lado a lado com ele num futuro próximo. Depois de uma longa trajetória e muitas parcerias, hoje é um empreendedor de sucesso, dono de uma empresa de personalização de camisetas, placas e troféus, com uma equipe eficiente e dedicada de 18 funcionários, com produção própria e que teve um aumento de 100% no faturamento no ano passado – comparado a 2016.

Um dos pontos positivos e de destaque da personalidade do empresário é o perfil incessante em trazer soluções para as necessidades urgentes, tanto dos clientes, quanto para ele mesmo. Aos 17 anos foi persistente em comprar o seu primeiro computador, em aprender a mexer, montar e arrumar, até conhecer o mercado de personalização – o qual ficou fascinado. “Eu enxergava um segmento em potencial de crescimento e com o passar dos anos o estudando, fui chegando à conclusão que tinha muito ainda a ser explorado”, explica Tertuliano.

O seu primeiro contato com esse mercado que o encantou foi em 1998, quando um amigo que tinha uma empresa na área o convidou – por um acaso – para fazer parte de seu time. Lá, Daniel foi aprendendo a fazer desde o orçamento, até o design e a parte de vendas. Época que começou a montar a sua lista de clientes e entender o negócio de ponta a ponta. “O único momento que me vi desviando desse caminho, foi quando a empresa do meu amigo fechou e tive que arrumar um outro emprego. Acabei indo para uma multinacional que guardava documentos de bancos e outros negócios, onde eu carregava caixas para cima e para baixo”, conta.

Descontente por ter desviado do seu objetivo, Daniel voltou para o mercado de personalização e não saiu mais. De parceiro em parceiro, o empresário se deu conta de que o que precisava mesmo era de uma equipe focada e dedicada para atender aos seus clientes, pois pedidos era o que não faltava. “Em 2004, eu atendia um cliente do segmento de formatura e produzíamos 400 placas por mês para ele”, conta. “Só com as placas, eu e um sócio – na época – chegamos a faturar – no ano – R$ 250 mil. Ficamos quase 3 anos juntos”.

Foi a partir daí que Tertuliano entendeu que o que os clientes queriam mesmo era ter o seu problema resolvido. Exatamente o que o empreendedor vendia: agilidade e qualidade nos produtos. Em 2006, Daniel seguiu sozinho e abriu a Camisetas em 12 horas, ano que começou – inclusive – uma grande parceria, oferecendo troféus para a rede de lojas de departamento, C&A. Após uma década no mercado, a empresa passou a contar com a própria produção – que era, até então, terceirizada -, aumentando o quadro de funcionários qualificados para atender a demanda. “Dois pontos fundamentais para o sucesso da Camisetas em 12 horas foram a minha equipe e a minha família em casa, sem eles eu não teria dobrado o faturamento este ano”, confessa Tertuliano.

Além da Camisetas em 12 horas, que fornece produtos para grandes clientes como a 99, Fundação Cafu, C&A, grandes bancos, entre outros, o empresário é dono também da marca de roupa fitness, Demolisher Clothing Original, da Investidores SA – empresa de planejamento financeiro em São Paulo – e está se associando a Gávea Angels – uma boutique de investidores qualificados e experientes no desenvolvimento de startups -, cuja presidente é a Camila Farani, investidora anjo no Shark Tank.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *