Empreendedor investe no T-Shirt Maker e premiações corporativas e tem crescimento de 100% em um ano
A maioria dos empreendedores começam pequenos e não imaginam o quão longe podem chegar. É difícil saber exatamente como tudo vai acontecer. Foi assim que ocorreu com Daniel Tertuliano, CEO da Camisetas em 12 horas, de família humilde, com DNA empreendedor e imensa inquietude, que começou pegando e vendendo latinhas e fazendo rabiola de pipa por 10 centavos, para comprar o seu primeiro computador doméstico, em 1997, pois já sabia que a tecnologia e a inovação andaria lado a lado com ele num futuro próximo. Depois de uma longa trajetória e muitas parcerias, hoje é um empreendedor de sucesso, dono de uma empresa de personalização de camisetas, placas e troféus, com uma equipe eficiente e dedicada de 18 funcionários, com produção própria e que teve um aumento de 100% no faturamento no ano passado – comparado a 2016.
Um dos pontos positivos e de destaque da personalidade do empresário é o perfil incessante em trazer soluções para as necessidades urgentes, tanto dos clientes, quanto para ele mesmo. Aos 17 anos foi persistente em comprar o seu primeiro computador, em aprender a mexer, montar e arrumar, até conhecer o mercado de personalização – o qual ficou fascinado. “Eu enxergava um segmento em potencial de crescimento e com o passar dos anos o estudando, fui chegando à conclusão que tinha muito ainda a ser explorado”, explica Tertuliano.
O seu primeiro contato com esse mercado que o encantou foi em 1998, quando um amigo que tinha uma empresa na área o convidou – por um acaso – para fazer parte de seu time. Lá, Daniel foi aprendendo a fazer desde o orçamento, até o design e a parte de vendas. Época que começou a montar a sua lista de clientes e entender o negócio de ponta a ponta. “O único momento que me vi desviando desse caminho, foi quando a empresa do meu amigo fechou e tive que arrumar um outro emprego. Acabei indo para uma multinacional que guardava documentos de bancos e outros negócios, onde eu carregava caixas para cima e para baixo”, conta.
Descontente por ter desviado do seu objetivo, Daniel voltou para o mercado de personalização e não saiu mais. De parceiro em parceiro, o empresário se deu conta de que o que precisava mesmo era de uma equipe focada e dedicada para atender aos seus clientes, pois pedidos era o que não faltava. “Em 2004, eu atendia um cliente do segmento de formatura e produzíamos 400 placas por mês para ele”, conta. “Só com as placas, eu e um sócio – na época – chegamos a faturar – no ano – R$ 250 mil. Ficamos quase 3 anos juntos”.
Foi a partir daí que Tertuliano entendeu que o que os clientes queriam mesmo era ter o seu problema resolvido. Exatamente o que o empreendedor vendia: agilidade e qualidade nos produtos. Em 2006, Daniel seguiu sozinho e abriu a Camisetas em 12 horas, ano que começou – inclusive – uma grande parceria, oferecendo troféus para a rede de lojas de departamento, C&A. Após uma década no mercado, a empresa passou a contar com a própria produção – que era, até então, terceirizada -, aumentando o quadro de funcionários qualificados para atender a demanda. “Dois pontos fundamentais para o sucesso da Camisetas em 12 horas foram a minha equipe e a minha família em casa, sem eles eu não teria dobrado o faturamento este ano”, confessa Tertuliano.
Além da Camisetas em 12 horas, que fornece produtos para grandes clientes como a 99, Fundação Cafu, C&A, grandes bancos, entre outros, o empresário é dono também da marca de roupa fitness, Demolisher Clothing Original, da Investidores SA – empresa de planejamento financeiro em São Paulo – e está se associando a Gávea Angels – uma boutique de investidores qualificados e experientes no desenvolvimento de startups -, cuja presidente é a Camila Farani, investidora anjo no Shark Tank.