Turismo online continua crescendo

O setor de viagens é um dos que mais cresce na economia brasileiro, segundo o Ministério do Turismo, somente em 2017 o faturamento das empresas que atuam neste mercado aumentou 4.73%. Além disso, dados preliminares da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo , o número de passageiros apresentou um aumento de 10% a 15% em 2017. Para os empresários do setor a internet foi um dos fatores mais importantes, o relatório Webshoppers 36, divulgado recentemente pela Ebit, confirma as especulações. O mercado de turismo online atingiu R$30 bilhões em 2016, alta de 73% desde 2012, crescimento médio de 15% ao ano.

Fernando Prado, CEO da ClickBus, plataforma de vendas online de passagens rodoviárias, é um dos entusiastas de que os próximos anos devem ser melhores. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e em buscas de serviços online. No ano passado tivemos um crescimento de 60% em nosso faturamento, mesmo atuando em um nicho tão específico quanto o e-commerce de passagens rodoviárias, que representa apenas 6% das vendas”, conta. Com quatro anos de mercado a ClickBus é também uma das empresas que tem investido em trazer mais tecnologia para setor.

Já Pettersom Paiva, cofundador e CEO do Voopter, aplicativo de comparação de passagens aéreas, “O momento é incrível para o setor e estamos preparados para aproveitar esse movimento ascendente do mercado para continuar nosso crescimento orgânico”. O aplicativo chegou ao quinto ano com mais de 40 milhões de acessos e atendeu 25 milhões de usuários únicos.

Além da venda online de passagens outro segmento que vem se destacando no e-commerce de turismo são as reservas de hotéis. Segundo Eloi Dechery, sócio fundador do Zarpo, uma agência online de turismo com foco em pacotes premium, este ano promete um aumento da demanda devido a quantidade de feriados prolongados que cria muito mais oportunidades e incentivo de vendas e promoções. “Em 2018, teremos uma economia mais estável, desta forma pretendemos aproveitar este momento para focar em negociações mais agressivas para que o consumidor final não sinta um reflexo financeiro e possa desfrutar dessas oportunidades para viajar mais”, conta o executivo. A empresa apresentou um crescimento de 12% em sua receita.

A busca por seguro viagem, serviço importante e até mesmo obrigatório em alguns países, cresceu 64% em 2017, de acordo com a ComparaOnline, marketplace de comparação de seguros e produtos financeiros. “O seguro viagem é obrigatório para muitos países, especialmente europeus, por conta do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas dentro dos 27 países participantes do acordo. Nesses casos, é necessário que o turista tenha em mãos, além do passaporte, um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros ou 50.000 dólares para acidentes, enfermidades e repatriação”, aponta Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.

Para Max Oliveira, CEO e cofundador da MaxMilhas, o mercado de turismo vem passando por um momento extremamente positivo, onde o consumidor tem papel fundamental para o crescimento do nicho. “Estamos em um momento de plena expansão da economia sustentável, onde os próprios brasileiros são agentes na fomentação do mercado. Isso se reflete, inclusive, no crescimento da MaxMilhas, que em 2018 alcançou a marca de 1 milhão de passagens aéreas emitidas”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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