Com passagens aéreas mais caras, permutas são alternativas para férias de verão

Com passagens aéreas mais caras, permutas são alternativas para férias de verão

Se está difícil economizar na viagem de avião, por meio de trocas multilaterais é possível se hospedar gastando quase nada em vários destinos do país

Por três meses consecutivos, as passagens aéreas estão entre os subitens que mais pressionaram a inflação oficial no país, para se ter uma ideia, só no IPCA medido pelo IBGE em novembro as viagens de avião participaram com 0,14 p.p. do índice, e tiveram alta de 19,12% na comparação com outubro. Os números são um indicativo de que viajar nestas férias de verão não ficará barato, mas felizmente o encarecimento das passagens aéreas não desanimou os brasileiros a viajarem nesta época de fim e começo de ano.

Segundo dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) as viagens neste período de férias devem crescer 36%, sendo os destinos nacionais mais procurados os seguintes: Gramado (RS) em primeiro lugar, Maceió (AL) em segundo e Porto de Galinhas (PE) em terceiro.

Mas fazer sua viagem de férias de avião pode ser possível se houver economia em outros itens do pacote que pesam muito também, como hospedagem e alimentação. Para isso, uma alternativa pode ser os serviços de permuta. A XporY.com, plataforma digital de permutas multilaterais com mais de 12 mil membros cadastrados e com atuação em todo o País, oferece, por exemplo, serviços de hospedagem completa ou parcial que podem ser pagos em $X, moeda digital usada pela plataforma em suas operações.

No site da empresa é possível encontrar pacotes de hospedagem nos destinos mais badalados para essa época do ano, a cidade do Rio de Janeiro; ou aqueles  mais sossegados como o município de Pomerode, no interior de Santa Catarina, cidade que tem entre suas atrações a forte influência da cultura alemã.

Segundo Rafael Barbosa, CEO da X por Y, para adquirir esses e outros serviços em $X, basta  a pessoa fazer um cadastro totalmente gratuito e disponibilizar qualquer produto ou serviço que ofereça para venda na rede de permutas que. Todos os itens oferecidos na X por Y são negociados em $X, moeda digital da plataforma que equivale a R$ 1. “Cada usuário da nossa plataforma atribui o valor em $X ao que ele está oferecendo e, ao vender seus produtos ou serviços, ele também recebe o crédito em $X para adquirir qualquer outra oferta cadastrada na plataforma”, explica o fundador da plataforma e especialista em economia colaborativa. O único valor em dinheiro a ser pago, segundo explica Rafael, é apenas um percentual de 10% de taxa administrativa sobre o valor da compra feita em $X.

Quer rever seus planos de férias e fazer, além de uma ótima viagem, muita economia? Confira então algumas sugestões de pacotes de hospedagem oferecidos pela X por Y

Cataratas do Iguaçu

É possível viajar para o estado onde se encontram as Cataratas do Iguaçu pagando pouco. Com diárias de X$270,00, o Hotel Plaza é um hotel que está centralmente localizado em Cascavel e oferece serviço de quarto, WiFi gratuito e recepção 24 horas. O buffet de café da manhã é servido diariamente e inclui uma variedade de pães, bolos e frutas. O local  encontra-se a 3 km da estação rodoviária de Cascavel e a 8 km do Aeroporto de Cascavel.

Rio de Janeiro

Em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é possível alugar um apartamento dentro de um Resort por X$1.500,00 (diária). O apartamento é disponibilizado com  4 quartos, todos Suítes, que comportam confortavelmente 12 pessoas. Além de ser todo mobiliado, com sala, cozinha e banheiros.

Uma vantagem do condomínio é que ele tem vista parcial para o mar, sauna, piscina e quadras.

Caldas Novas

O condomínio Thermas Place, em Caldas Novas, em Goiás, também está na plataforma. A acomodação para até 4 pessoas está saindo por X$500,00(diária). O apartamento tem 2 bi camas , uma mesa com cadeiras 2 bistrô, ar condicionado, TV, sacada, frigobar, sanduicheira e um micro-ondas. Tem estacionamento com uma vaga, grátis por apartamento.

Pomerode

O pequeno município de Pomerode, em Santa Catarina, é mais uma cidade que dá para curtir as férias pagando em X$. Com um pacote em que as diaria saem a X$197,00, o cliente pode se hospedar em um hotel que a menos de 25 minutos de carro de todos os pontos turísticos de Pomerode, menos de 15 minutos do centro de Blumenau acesso pela ponte Nova, menos de 1 hora do litoral e praias de Balneário Camboriú e Navegantes e próximo a todos os tipos de comércio da região. A cidade é conhecida por sua forte influência germânica trazida pelos colonos alemães no Brasil.

Ainda em Santa Catarina, pela plataforma, também é possível adquirir um pacote em uma hospedagem na Praia do Rosa, uma das 10 praias mais lindas do Brasil. O quarto no pacote vem equipado com todos os Itens, além de ficar localizado à 3km do centrinho do Rosa, com todos os comércios, restaurantes e baladas, e a 10 minutos de a pé da praia do Rosa Sul, Piscina Natural, Praia Vermelha e Barra de Ibirapuera.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *