Caloi acelera na transformação digital e surpreende clientes

A Caloi, mais tradicional fabricante brasileira de bicicletas, elegeu a Salesforce, líder global em CRM, para atualizar a gestão da empresa, de forma a garantir um suporte mais ágil e eficiente a seus clientes. Com um extenso portfólio, que vai de bikes infantis até as profissionais e elétricas, a Caloi tem uma carteira de 1.800 clientes ativos igualmente diversificados, composta por grandes magazines, Lojas de Esportes, Bike Shop´s e até pequenas bicicletarias. Apesar da inovação dos produtos, a empresa sentia a necessidade de ter uma interface mais ágil e amigável.

Ao constatar que para impulsionar o seu crescimento era preciso se adequar à Transformação Digital, a Caloi buscou alternativas por meio de consultas e uma licitação. Por fim, escolheu as soluções Sales Cloud e Customer Community da Salesforce, que foram implementadas nos departamentos de Vendas e Marketing, e também passaram a ser utilizadas na versão mobile pela Equipe de Vendas em campo.

Tendo o cliente no centro do projeto, o primeiro passo da empresa foi a integração e digitalização de todos os processos e sistemas, o que garantiu mais agilidade para os Consultores de Negócios, que antes passavam metade do dia apenas resolvendo problemas de outras áreas e respondendo dúvidas sobre o status das compras. “Conseguimos não só aumentar a produtividade, mas também mudar o papel da equipe comercial, que está usando os 50% a mais de tempo para prestar uma consultoria estratégica para os clientes”, conta Eduardo Romão, Gerente Nacional de Vendas do Canal Bike Shop da Caloi.

Na etapa seguinte foi preciso superar o grande desafio de integrar as soluções Salesforce em tempo real com as demais ferramentas já utilizadas pela Caloi, criando uma nova e completa base de dados na qual, só na primeira fase da integração, que durou apenas dois meses, foram inseridos mais da metade dos clientes.

Com apoio da Processor, parceira Salesforce responsável pela implementação do projeto, a Caloi forneceu aos compradores corporativos acesso a todo o portfólio da marca, com fotos e detalhes dos produtos, além da visibilidade do estoque e da possibilidade de acompanhar o ciclo do pedido passo a passo que está em implementação. Como resultado da autonomia conferida aos clientes e à interface de fácil utilização, atualmente 100% das vendas já estão sendo feitas via solução, seja pelos consultores de negócios ou pelos clientes já capacitados.

“O sistema também garantiu governança aos processos de pedido, aprovação de proposta e prospecção de leads e oportunidades, que eram todos manuais. Antes, era preciso uma equipe de três pessoas para checar todos os 200 pedidos diários, item a item. Dessa forma, os pedidos demoravam dois dias para serem faturados. Agora, são feitos em apenas um minuto”, comemora Eduardo Silva, gerente de TI da Caloi.

Segundo o executivo, os processos tiveram um resultado tão expressivo que a Caloi irá expandir o uso das soluções Salesforce por toda a empresa: “Desenvolvemos o B2B, sistema de casos e agora estamos terminando o forecast (previsão de vendas). Queremos mapear as lojas visitadas pelos clientes via aplicativo mobile, para posicionar os produtos da Caloi e utilizar os serviços na área de atendimento de autorizadas (peças em garantia)”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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