Empresa curitibana é a primeira de consultoria em IA para o mercado imobiliário
Como a Inteligência Artificial (IA) transformará o segmento imobiliário? Para debater essa e muitas outras questões acerca do assunto, o PropTalks Trends reuniu no último sábado (20) diversos especialistas e líderes inovadores do mercado imobiliário. Dentre palestras e muita troca de informação aconteceu durante o evento o lançamento da primeira empresa de consultoria em IA para o mercado imobiliário. A Kokma, criada pelos empresários Ana e Bruno Katsuki, agora disponibiliza para esse segmento consultoria para implementar inteligência artificial nas incorporadoras de forma sólida, palestras e workshops de IA e em breve, ferramentas de IA para o mercado imobiliário.
Ana e Bruno atuam há mais de cinco anos com a Katsuki, empresa de marketing 360 para incorporadoras. De lá para cá já fizeram gestão em 12 estados diferentes no Brasil, mais de 70 lançamentos imobiliários e 8 bilhões em VGV (valor geral de vendas). E foi a partir da experiência do dia a dia na Katsuki que surgiu a ideia da Kokma.
“Nós temos uma especialidade de Marketing 360 que vai desde o Naming, do processo de concepção de um lançamento imobiliário, passando pela performance, branding desse produto, branding da incorporadora, até a entrega de chaves e depois o relacionamento com o cliente. Nesse processo começamos a usar a IA e percebemos que os nossos clientes ainda não tinham nenhum contato com o assunto. Não estavam implementando isso, principalmente pela característica tradicional do negócio deles, do mercado de incorporação, de construtora, de engenharia. Então nós, apaixonados por otimização e por potencializar resultados usando a inteligência artificial no nosso dia a dia como mindset, lançamos a Kokma”, explica Ana.
A nova empresa que tem o DNA curitibano chega ao mercado como um dos braços da Katsuki Hub, e promete trazer como um de seus pilares a otimização de resultados através de um conjunto de inteligências: a inteligência de processos e negócios tendo a IA sobre essa base. A consultoria oferecida, por exemplo, trará um diagnóstico de todo processo da incorporadora. “Nós vamos até a incorporadora, mapeamos todos os processos de todos os departamentos. Vamos olhar para o dia a dia dessa incorporadora, dessa imobiliária, desse corretor, o que ele faz durante o dia, e como a gente pode trazer inteligência artificial para o dia dele. Estamos falando de melhoria de produtividade, de inovação e principalmente perenidade do negócio”, comenta Bruno.
Os especialistas afirmam ainda após a pandemia os clientes estão mais criteriosos na escolha do empreendimento, ou seja, avaliando com mais cautela onde colocar o dinheiro e realizar a compra. Por isso, é muito importante ter cada vez mais assertividade na informação do projeto que está sendo trabalhado. “Isso vai desde saber escolher qual é a tipologia certa, o local certo, o público-alvo que vai ser atendido. E com isso, dentre outras coisas, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada e uma estratégia de diferenciação, de competitividade para poder ser assertivo no projeto”, complementa Ana Katsuki.
Diversas lideranças que estiveram no PropTalks comentaram sobre a qualidade do evento e a expectativa de que a IA traga uma verdadeira revolução no mercado imobiliário. “A minha participação no PropTalks foi essencialmente para chamar a atenção para o ESG, no âmbito da inovação do mercado imobiliário, e, especificamente, no pilar do ‘S’ que é o social. Busquei mostrar o quanto o setor ainda vai fazer transformações significativas com o avanço da geração Z como consumidora, que vai impulsionar uma mudança conceitual. Essa mudança foca no impacto que as empresas e os negócios imobiliários geram não só no meio ambiente, como na sociedade e na forma como os negócios são conduzidos. Daí a importância do uso da tecnologia e da inteligência artificial com responsabilidade, para trazer os impactos necessários para que os consumidores tangibilizem isso na hora da compra e venda”, disse Elisa Rosenthal, diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário.
“O PropTalks no G4 Educação foi uma plataforma extraordinária para a troca de ideias sobre a evolução do mercado imobiliário com um foco em inovação e tecnologia. Como palestrante, pude compartilhar sobre como a inteligência artificial pode ser uma alavanca fundamental no desenvolvimento de soluções imobiliárias que não apenas atendem às necessidades atuais do mercado, mas também antecipam as demandas futuras. A interação com outras referências no mercado e a recepção entusiasmada das ideias discutidas reforçam a minha crença na importância de fóruns como o PropTalks para fomentar diálogos construtivos e inspirar ações práticas” Magno Maciel, co-fundador e CTO da Serafin e vem de uma carreira empreendedora focada em inovação e tecnologia.
“A inteligência artificial agora é uma opção, mas daqui a pouco ela vai ser uma necessidade para se manter competitivo no mercado. Queremos trazer essa perenidade, essa longevidade para as incorporadoras. Não vai ter como ficar no mercado competitivo sem usar essa nova tecnologia”, conta Bruno Katsuki.
Kokma traz Magno Maciel
O primeiro workshop da Kokma já foi marcado para o dia 8 de junho. Ele vai acontecer em parceria com o Magno Maciel, especialista que possui jornada na Open IA, empresa fundada por Elon Musk e que é uma das referências no desenvolvimento de tecnologias com IA no mundo, como o já conhecido Chat GPT. O evento acontecerá na CTE, um local especializado para o mercado imobiliário, em São Paulo. A ideia é que seja um workshop prático. Na oportunidade Ana e Bruno Katsuki, ao lado de Magno irão mapear para os inscritos quais são os principais desafios no assunto.
Estarão disponíveis apenas 40 ingressos para o workshop e a pré-inscrição pode ser feita pelo https://materiais.katsuki.com.br/proptalks