Pesquisa da ACP indica comportamento do consumidor para o Dia das Mães

Pesquisa da ACP indica comportamento do consumidor para o Dia das Mães

Valor dos presentes deve variar entre R$ 50 e R$ 300

A Associação Comercial do Paraná (ACP) efetuou uma sondagem junto a 930 consumidores de todo o Estado, afim de verificar as intenções e o comportamento de compra com foco no Dia das Mães, que neste ano será comemorado em 12 de Maio.

A pesquisa usou como base os consumidores que participaram da última Campanha de Natal da entidade, e consultou alguns itens específicos. Itens de vestuário estão em primeiro lugar (com 50,97%), enquanto perfumaria está na escolha de 38,82 % e calçados são a preferência de 30,11% dos respondentes. Os shopping centers foram eleitos por 36,67% dos consumidores, seguido pelas lojas de comércio de rua (com 35,38% das escolhas) e compras on-line (com 25,05%).

Com relação ao valor da compra, o ticket médio varia de R$ 50 a R$ 300. 36,24% do público consultado pretende gastar entre R$ 100 a R$ 200,00. 29,46% pretende gastar entre R$ 50 e R$ 100. As compras entre R$ 200 e R$ 300 serão feitas por 14,19% dos consumidores consultados.

As mães serão as maiores presenteadas (78%), seguidas das sogras (22%), e das esposas (17%). A sondagem indicou ainda que, neste ano, a casa será o ponto das comemorações, escolhida por 83,98% dos respondentes. Os restaurantes, por sua vez, receberão 11,83% do público.

“O resultado desta sondagem incentiva o comerciante a se preparar para a data”, diz o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone. “As vendas do Dia das Mães fortalecem ainda mais o comércio, por isso sempre orientamos nossos associados a prepararem as suas vitrines e, principalmente, a oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor para aproveitar este momento propício às vendas”, destaca.

Sondagem

A sondagem de intenção de compras para o Dia das Mães de 2024 foi realizada internamente pela Associação Comercial do Paraná (ACP) entre os dias 15 e 19 de Abril, junto a uma base de consumidores de todo o Paraná.

Confira os números da pesquisa:

Qual presente prefere entregar no Dia das Mães?

Vestuário                  50,97%
Perfumaria                38,82%
Calçados                   30,11%

Em qual local deve comprar o presente?

Shopping center         36,67%
Comércio de rua        35,38%
Internet                      25,05%

Qual valor pretende gastar para a data?

De R$ 100,00 a R$ 200,00    36,24%
De R$ 50,00 a R$ 100,00      29,46%

De R$ 200 a R$ 300              14,19%

Onde pretende comemorar a data?

Casa                           83,98%
Restaurante                11,83%

Quem você vai presentear?

Mãe                            78,82%
Sogra                         22,26%
Cônjuge                     17,96%

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *