Marca transparente, clientes fiéis

Marca transparente, clientes fiéis

Poucas pessoas se recordam, mas no dia 28 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Direito ao Saber – ou, simplesmente, da Transparência. Em tempos de fake news essa celebração nunca foi tão oportuna e necessária. A transparência é algo essencial no nosso dia a dia, praticada no âmbito pessoal, profissional e, claro, nas relações de consumo – não por acaso é também neste mês que celebramos a criação do Código de Defesa do Consumidor, há quase três décadas.

Encomendamos para a consultoria Trendsity um estudo sobre transparência de marca, para entender as expectativas dos clientes a respeito desse tema e a sinergia da nossa companhia com os resultados. Descobrimos – ou comprovamos – que 98% dos entrevistados** consideram que a transparência é um dever para as marcas e que para ser considerada transparente, essa marca precisa ser aberta (94%), comprometida (57%) e responsável (56%).

Os resultados demonstram que estamos no caminho certo. Pode parecer uma frase clichê, mas é 100% verdadeira. Trazer uma marca do tamanho do McDonald’s para o Brasil, 40 anos atrás, quando ninguém ainda conhecia o conceito de serviço rápido (ou fast food) foi inovador. Ao longo dessas décadas crescemos com o País e amadurecemos com os nossos clientes. Então, saber que estamos fazendo o que eles esperam é gratificante e nos dá uma responsabilidade ainda maior como líderes que somos.

A pesquisa também mostrou que 91% dos entrevistados se preocupam com o processo de elaboração das refeições nos estabelecimentos que visitam habitualmente. As cozinhas têm que ser limpas e higienizadas (74%) e que os ingredientes devem ser de boa qualidade (51%). A grande maioria (85%) afirmou que só confia no que pode ver.

Os dados comprovam que nosso projeto Portas Abertas, implementado em 2015 e que já recebeu quase 8 milhões de visitantes no Brasil, acerta em cheio quando permite aos clientes que conheçam a nossa cozinha e comprovem a lisura de nossas operações, o frescor dos ingredientes, a qualidade dos nossos insumos e, claro, a força da nossa gente – em sua grande maioria em sua primeira oportunidade de emprego formal.

Convido a todos a fazerem sua própria reflexão sobre o significado da transparência e como isso pode reverberar positivamente para si e também para a sociedade. Esse é o meu compromisso diário.

O artigo foi escrito por Paulo Camargo, que é presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s na América Latina e Caribe

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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