Para Equilibrista de 2018, crise atual é maior do que a de 29

Para Equilibrista de 2018, crise atual é maior do que a de 29

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná vai entregar na noite desta quinta-feira (25), o prêmio Equilibrista de 2018, durante solenidade no Castelo do Batel. O prêmio, que é considerado o Oscar no mundo das Finanças, será entregue ao diretor financeiro da Renault do Brasil, o executivo Jorge Luis Leverone (foto), que tem uma carreira de 36 anos, dos quais, 22 anos dedicados à montadora francesa com fábrica em São José dos Pinhais.

Eu conversei nesta quinta-feira (25) com o Equilibrista de 2018 sobre o momento atual, e ele me disse que considera a crise dos últimos anos muito maior do que a de 1929 quando se comparam os números registrados. Leverone lembra que toda a indústria automotiva vem amargando resultados negativos a partir de 2013, mas no caso da Renault, em 2015, a companhia chegou ao que ele denomina o fundo do poço. Para mudar o panorama negativo foram realizadas mudanças nas áreas de finanças, processos e pessoas. O executivo da Renault me explicou que foram três anos de reorganização. O primeiro passo perseguido foi a redução de custos, seguido do alongamento das dívidas e do enxugamento das equipes de trabalho, com exceção da linha de produção. Com a reestruturação, as equipes ganharam motivação e participaram de nada menos do que 15 mil horas de formação.

Em 2017, finalmente, os resultados positivos da Renault começaram a aparecer, reduzindo o caixa negativo e apresentando os primeiros sinais de crescimento. Em 2018, a empresa também fechará no azul, embora no segundo semestre esteja sentindo os reflexos da variação cambial e da redução do volume de compras da Argentina.

O diretor financeiro da Renault faz questão de destacar, que apesar do período de crise, a empresa continuou investindo com recursos da matriz e de instituições financeiras. E foi através dos investimentos, que a Renault cresceu e aumentou a sua participação no mercado brasileiro, ocupando hoje a sexta posição entre as montadoras com uma fatia de 8,5%, que é a melhor marca conseguida desde a inauguração da fábrica há 20 anos.

Eu perguntei a Leverone se os investimentos devem continuar com o novo governo, e ele me explicou que independente do candidato que vencer, a Renault continuará investindo na planta brasileira, considerada a mais significativa para a montadora francesa.

Leverone considera que o momento atual é de otimismo e que o cenário macroeconômico deve se estabilizar, com o mercado voltando a crescer a partir de 2019. Aliás, o orçamento da Renault para o próximo ano contempla a retomada gradual da economia e a melhoria contínua dos resultados financeiros.

Voltando à premiação, este ano, o Ibef do Paraná instituiu pela primeira vez o “Prêmio Revelação de Finanças, que será concedido ao gerente financeiro do Grupo Marista, Evaristo Bicalho. Este prêmio tem como objetivo reconhecer jovens que se destacaram no setor financeiro. Já Ronaldo Amorim, diretor financeiro da Rentcars.com, e Valerí Sberse, CFO da Guararapes Painéis S.A., serão premiados com o título “Destaque de Finanças” de 2018.

Segundo Claudio Lubascher, presidente do Ibef do Paraná, a premiação comprova a relevância dos executivos paranaenses e demonstra que com dedicação e competência é possível construir negócios sólidos e modificar a realidade brasileira. “É um alento para o mercado saber que, mesmo num momento como esse, de tantas dificuldades econômicas e instabilidade política, tivemos 8 cases concorrendo aos prêmios. Eles mostraram que mesmo num cenário adverso, de incertezas, é possível fazer a diferença. Todos esses executivos deixam esse legado para a sociedade”, diz.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *