You are here
Home > Negócios > Construtora paranaense aposta em tecnologia para aumentar produtividade

Construtora paranaense aposta em tecnologia para aumentar produtividade

Referência na área de loteamentos e atuando há mais 18 anos no mercado de empreendimentos do Paraná, a Piemonte está apostando em inovações tecnológicas nas obras. Após realizar diversas pesquisas de mercado, optou por contratar o Mobuss Construção, software de mobilidade para gerenciar o processo construtivo, desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios -, para mais agilidade na interação entre gestores da empresa e a equipe de obras.

“Ao adquirir o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção, buscamos proporcionar ainda mais confiabilidade nos resultados da empresa, padronização das informações e aumento da produtividade da equipe. O objetivo é reduzir o trabalho manual com a coleta e a compilação das informações, bem como o armazenamento de documentos físicos, já que o volume de dados é grande”, destaca a responsável pela Qualidade da Piemonte, Ana Paula Nicolino do Nascimento.

O gerente de Engenharia, Rafael Medeiros, conta que a gestão de qualidade era feita por formulários em papel, divididos em verificação de materiais, inspeção de serviços, treinamentos, sustentabilidade e resíduos. “Muitas vezes as informações que a equipe de obras trabalhava nas fichas não era totalmente completa, o que acabava atrapalhando a rotina. Com a aquisição do Mobuss Construção esse processo será totalmente otimizado, além de maior controle não teremos mais perdas de dados”.

Neste sentido, o Módulo de Qualidade foi desenvolvido para facilitar a visualização de evidências detalhadas, e ajudar a realizar inspeções por meio de formulários dinâmicos que facilitam controlar os processos de requisitos das normas de qualidade por meio de tablets. A tecnologia ainda permite o acompanhamento das informações a distância. “Muitos empreendimentos que temos não são em Curitiba – cidade sede da empresa. Anteriormente, caso precisasse de alguma informação imediata, tinha que me deslocar até a obra. Com o Mobuss Construção, é possível acessar as informações com maior facilidade e rapidez de qualquer lugar e a qualquer tempo”, destaca a Ana Paula.

A solução já está sendo usada – a primeira obra é o Bosc Eco Residence em Curitiba – e, de acordo com Ana Paula, a intenção é implantar em outras duas obras em andamento nos estados do Paraná e em Santa Catarina e futuramente expandir o projeto para dois lançamentos previstos para os próximos meses. O Mobuss Construção atende o setor de Qualidade, alimentando informações para outros setores da empresa e para as obras em andamento. “Em torno de 100 pessoas serão impactadas com a implantação do software, o que facilita o rendimento e a riqueza de evidências de informação”, conta Ana.

A gestora também ressalta as vantagens em relação ao investimento feito. “Considero acessível, porque os benefícios que o Mobuss Construção irá nos trazer em relação ao valor investido representam um ótimo custo-benefício.” Ana Paula finaliza afirmando que com o lançamento do projeto, avalia a implementação de outros módulos da solução, para então, ampliar o controle exato das obras por meio da inovação.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top