You are here
Home > Negócios > Principal prêmio paranaense de empreendedorismo sustentável será realizado hoje

Principal prêmio paranaense de empreendedorismo sustentável será realizado hoje

Nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, a cidade de Curitiba vai receber a 12ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, a maior premiação estadual do segmento e uma das mais importantes do Brasil. Idealizado pelo ISAE Escola de Negócios, o evento vai celebrar 16 projetos divididos em quatro categorias (Empreendedorismo social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional) divididas em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física.

A premiação, que busca reconhecer ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta as ações mais conscientes, sustentáveis e, consequentemente, vivam em um mundo melhor, contou com a inscrição de projetos de várias partes do país. Após serem avaliados por uma comissão julgadora especializada, 40 passaram para a segunda fase e 16 deles chegaram até a grande final.

O prêmio nacional tem como embaixador Ozires Silva, um dos grandes empreendedores da história brasileira. Ozires participou da fundação da Embraer, foi ministro da infraestrutura, presidente da Petrobras, entre outras atuações de destaque nacional e internacional. Atualmente é reitor da Instituição São Judas Tadeu, campus Unimonte (Santos – SP).

Confira a lista de finalistas:

Empreendedorismo social: Corrente do Bem (Londrina – PR); Fala Curitiba – Consulta Pública Municipal (Curitiba – PR); Helper: proposta de aplicativo para facilitar o trabalho voluntário entre universitários (Curitiba – PR); Horticultura orgânica em comunidades socialmente vulneráveis (Paranaguá – PR); Parma (Florianópolis – SC); Programa Viver Bem na Escola (Cascavel – PR); Projeto Siita – Sistema de Inteligência Integradora de Tecnologias Assistivas (Gama – DF); Raízes e Asas (Maringá – PR); Rede Brotar – Conectando atores do litoral Norte de São Paulo para o fortalecimento da economia local com sustentabilidade (São Sebastião – SP); e Specialisterne – formação e inclusão profissional para pessoas com autismo (São Paulo – SP).

Empreendedorismo educacional: Consumo de Água nas Comunidades Ribeirinhas da Reserva Piagaçu (Beruri – AM); Cooperativa Mirim (Maringá – PR); Empreendescola – Formando Líderes do Futuro (Poços de Caldas – MG); Linhas do Conhecimento (Curitiba – PR); Processo de Múltiplas Aprendizagens para a Inovação de Significado [Mais] (Joinville – SC); Programa Atitude Ambiental Áreas Protegidas – Vale (Linhares – ES); Programa Educação Financeira – O Valor do Amanhã (Foz do Iguaçu – PR); Projeto Conciliare (Londrina – PR); Projeto Diálogo de Saberes: uma interlocução entre a ciência e comunidades socialmente vulneráveis (Paranaguá – PR); Projeto Emancipa (Poços de Caldas – MG); e Projeto Farol do Saber e Inovação: Espaço Sustentável de Criatividade e Tecnologia (Curitiba – PR).

Empreendedorismo ambiental: Arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedades rurais no Município de Entre Rios (Foz do Iguaçu – PR); Ecoácido – Processo Ecológico de Reciclagem de Soluções Ácidas Residuais e Obtenção de Ácido Sulfúrico Reciclado, Gesso Agrícola e Sulfato de Alumínio (Apucarana – PR); Horta Terapia (Curitiba – PR); Jardins Filtrantes Flutuantes (Curitiba – PR); Metodologia Senai de Sustentabilidade Ambiental e Econômica para Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Brasília – DF); Motirô (Maringá – PR); Programa de Reciclagem de Cartões (São Paulo – SP); Projeto Reciclar – Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar (Montes Claros – MG); Projeto Sanear (Campo Mourão – PR); Ração Susten – Produção de rações ecológicas para cães e gatos com restos de camarões da indústria pesqueira (São Paulo – SP).

Empreendedorismo econômico: Agentes de Transformação: Empresas Conscientes e Responsáveis (Maringá-PR); Bazar da Amizade: Empreendedorismo Econômico e Sustentabilidade (Curitiba – PR); Brasil ao Cubo (Tubarão – SC); Plano de Desenvolvimento Turístico de Antonina (Curitiba – PR); Rogerio Expedito Restelli (Palmas – PR); Uso de ferramentas matemáticas para optimização de gastos públicos estaduais (Curitiba – PR); Vaact: um novo conceito de turbina hidrocinética (Itaguaí – RJ); Voe Aceleradora de Negócios (Ponta Grossa – PR); e Worktiba – Coworking Público Municipal (Curitiba – PR).

O 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável acontece nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, no Central Hall (Rua João Negrão, 1140), a partir das 19h30. O evento é aberto ao público. Para participar, baste se inscrever pelo site: http://www.isaebrasil.com.br/eventos.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top