You are here
Home > Negócios > Neo Química, com apoio da Yunus, lança aceleradora de impacto social pioneira no setor de saúde

Neo Química, com apoio da Yunus, lança aceleradora de impacto social pioneira no setor de saúde

Em 2019, a Neo Química, marca líder nas categorias de genéricos e similares em que está presente, completa 60 anos de sua fundação. Para celebrar esse momento, a marca está fazendo um resgate de sua missão histórica de ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos de alta qualidade. A Neo Química foi umas das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil. Sua nova assinatura – “A saúde de todos é a nossa vocação” – reforça a vocação da marca e seu propósito maior, que é cuidar da saúde todos os brasileiros.

Para reafirmar o compromisso com o Brasil, a Neo Química anuncia a Neo Acelera, a primeira aceleradora de saúde do país com foco em inovação social e direcionada aos desafios da atenção primária. Com apoio da Yunus Negócios Sociais, a iniciativa visa selecionar e acelerar negócios de impacto que contribuam para o avanço do empreendedorismo de saúde e gerem benefícios para as comunidades em que atuam.

“Temos a missão de levar a saúde a todos os brasileiros. A empatia está no centro da estratégia da marca. Precisamos fazer mais do que produzir e distribuir ótimos medicamentos”, afirma Jurema Aguiar, diretora de Marketing e Inovação da Neo Química. Os produtos da Neo Química estão presentes em mais de 80 mil pontos de venda, cobrindo 96% do território nacional e estabelecendo relações potentes com a sua grande rede de clientes, profissionais das farmácias de todo o Brasil e a sua rede de distribuidores.

“Queremos provocar um movimento, por meio da aceleração de negócios sociais, que favoreça o avanço da atenção primária à saúde no país. Esperamos que essa iniciativa se multiplique na rede de saúde como um todo, buscando soluções em conjunto e provocando um impacto social positivo”.

A Neo Acelera selecionará até oito negócios sociais que atuem com os desafios do setor, segundo quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução. Empreendedores interessados podem inscrever projetos no site www.neoacelera.com.br até o dia 9 de junho. A participação dos empreendedores é gratuita.

Programa de aceleração

A Neo Acelera foi desenvolvida em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, unidade da Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental. “Um dos problemas prioritários que afligem a vida do brasileiro é o acesso à saúde de qualidade, especialmente quando nos referimos à atenção primária. Acreditamos que os negócios de impacto são mecanismos muito eficientes para endereçar esse problema, garantindo escalabilidade e sustentabilidade do impacto no médio e longo prazo. Desde os primeiros encontros com o time da Neo Química, percebemos o gigantesco potencial de impacto social e inovação que existe no encontro que começará agora, entre as forças e expertises da empresa, especialmente sua capilaridade, rede de distribuição e pontos de contato espalhados por quase todos os municípios do país, com empreendedores sociais que tenham soluções na área de saúde com foco na atenção primária e que participarão do processo de aceleração”, afirma Rogério Oliveira, Fundador da Yunus Negócios Sociais Brasil.

A atenção primária à saúde é uma das dez prioridades da Organização Mundial de Saúde para 2019. Trata-se do contato inicial dos cidadãos com o sistema de saúde, seja público ou privado, e abrange cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade. Inclui, por exemplo, educação e promoção da saúde e de hábitos saudáveis, prevenção de doenças, acessibilidade a tratamentos, acesso a exames e medicamentos e gestão de recursos e insumos, entre outros fatores.

Os negócios selecionados passarão por um programa de três meses de aceleração, que conta com encontros presenciais, de capacitação do empreendedor e do seu negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal da equipe da Yunus Negócios Sociais. Os empreendimentos poderão receber um investimento de R$ 150 mil para desenvolver e aumentar o impacto do negócio.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top