Tecnologias auxiliam call centers a melhorarem atendimento aos clientes

Tecnologias auxiliam call centers a melhorarem atendimento aos clientes

O bom atendimento ao cliente é uma das maiores preocupações que qualquer empresa deve ter e, no caso das instituições de saúde e seus pacientes, isso não é diferente. No geral, as centrais de atendimento por telefone ou online – call centers – costumam ser os canais principais para esse contato do consumidor com a marca ou instituição e, nestes, deve estar concentrada toda a atenção dos hospitais, clínicas e laboratórios, a fim de melhorar a experiência do consumidor e aumentar o número efetivo de consultas e exames.

Existem inúmeras maneiras de aumentar a eficiência no atendimento: seja otimizando os canais de comunicação, seja garantindo a segurança do paciente, diminuindo seu tempo na sala de espera, entre outras soluções. Focar nas principais queixas do cliente pode ser o caminho – em relação a elas, as dificuldades giram em torno de encontrar a linha telefônica dos hospitais disponível; o longo tempo de espera para agendar o desejado exame; sem contar o desafio que é, muitas vezes, encontrar as informações de contato da instituição. Já quanto aos laboratórios e hospitais, uma dificuldade é a de manejar a equipe de call center, visto que, em meio ao acúmulo de funções, é quase impossível que um profissional esteja livre para atender todas as ligações que chegam.

Ferramentas de marcação online, nesse sentido, por exemplo, resolvem os problemas de ambas as partes. “Pacientes e atendentes necessitam de soluções de fácil acesso, que evitem eventuais dores de cabeça na hora da marcação. E, como a tendência é que o perfil dos pacientes se torne cada vez mais tech, nada mais justo que optar por uma plataforma de marcação online, além de canais de comunicação via Whatsapp, redes sociais e site”, pontua o CEO da CM Tecnologia, Fernando Soares.

Entre as instituições de saúde que já recorrem a esse modelo, o Hospital Samaritano instalou softwares de agendamento e confirmação de exames e consultas online e, em três meses, mais de 20% dos pacientes já agendavam por esse meio. O Hospital São Camilo de São Paulo também optou por tecnologia em benefício de seus clientes, aumentando em 16% das marcações, em dez meses; enquanto no Hospital Mário Cunha, o índice de marcações online cresceu mais de 200% de um ano para o outro.

Especialista no assunto, o CEO da startup de health tech CM Tecnologia, Fernando Soares, lembra que as plataformas alternativas de atendimento que trabalham concomitantemente com o tradicional call center são benéficas para as duas pontas: instituições e clientes. “Para empresas de saúde, elas significam a redução dos custos investidos na equipe de funcionários, a otimização do serviço e tempo dessa equipe, dos demais funcionários e até dos pacientes”, diz. “Além disso, o tempo poupado com o agendamento online proporciona aos recepcionistas um período maior para cuidar de outros assuntos como, por exemplo, agilizar as filas de espera”, ressalta Soares.

Para ele, é importante lembrar de que a ideia não é substituir, aos poucos, os trabalhos humanos pelos softwares, mas direcionar os esforços profissionais para atividades que de fato necessitem de habilidade social. “Ao suprir atividades desgastantes para as pessoas, o objetivo de ferramentas do tipo é, sobretudo, dar ênfase ao atendimento humano nas salas de espera, liberando o atendente. Andar lado a lado com tais softwares parece muito mais interessante que delegar a eles uma responsabilidade integral pelo que acontece no setor de atendimento ao cliente”, pontua.

Para o cliente final, dá a oportunidade de buscar melhores opções de marcar onde e quando for mais cômodo; e ter a confirmação online daquele agendamento sem necessidade de ficar pendurado em um telefone. É a tecnologia em favor da saúde e da comodidade dos clientes e hospitais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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