Empresas apostam em redes sociais corporativas para estimular colaboração entre os times
O Social Business potencializou o uso das redes sociais no mundo dos negócios, aproximando empresas e consumidores e gerando muito mais oportunidades de negócios. Mas, agora, muitas companhias estão de olho em um novo modelo de comunicação que promete aumentar o engajamento e a colaboração no ambiente de trabalho: as redes sociais corporativas.
O Yammer, adquirido pela Microsoft em 2012, é uma das maiores plataformas disponíveis no mercado atualmente e já conecta colaboradores de mais de 200 mil empresas em todo o mundo. A ferramenta dá voz a todos dentro das organizações, independentemente do setor, formação ou nível hierárquico. Mas como essas novas versões de redes sociais estão sendo gerenciadas pelas instituições?
No Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal –, o Yammer foi implantado ao final de 2017 e, em pouco mais de um ano, 84% dos colaboradores aderiram à ferramenta. Hoje, o índice de engajamento, que considera a frequência de posts e interações entre usuários, como likes e compartilhamentos, é de 28%. Mais de 17 mil colaboradores do Sicredi foram considerados usuários ativos na plataforma em 2018, discutindo temas relacionados ao cooperativismo de crédito, negócios, mercado financeiro, inovação, tecnologia e desenvolvimento, entre outros assuntos.
Além de conectar mais de 25 mil colaboradores das 114 cooperativas de crédito filiadas ao Sistema, aproximando os líderes de todas as esferas de atuação aos demais funcionários, o Yammer permite que as equipes discutam ideias e peçam ajuda a colegas de trabalho que, por conta da distância geográfica, nunca se conheceram pessoalmente. Esse tipo de interação intensifica ainda mais o senso de pertencimento, inerente ao cooperativismo, tornando-se mais um aliado importante para o sucesso do Sicredi.
Segundo a instituição, ao mesmo tempo em que o Yammer estimula a cooperação, a rede social corporativa também tem proporcionado mais autonomia aos colaboradores para tratarem de pautas pertinentes ao seu dia a dia. Além disso, a plataforma passou a ser um dos principais meios de comunicação interna e uma ferramenta muito importante para estimular a criatividade das equipes.