Novos negócios podem ser gerados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Novos negócios podem ser gerados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As novas tecnologias podem e devem ser utilizadas para promover um mundo melhor. Por isso, o Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), organiza a ‘I Rodada de Startups ODS: Negócios para as Pessoas’. Durante a rodada, serão apresentadas novas empresas cujos trabalhos envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados às pessoas, como foco na redução da pobreza e da fome; melhoria da saúde e educação; gênero e redução das desigualdades. “Esses ODS, além de serem muito importantes para a sociedade, podem virar oportunidades de negócio pensando em aspectos sociais, ambientais e econômicos”, explica Rosane Fontoura, coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

Programado para o dia 07 de agosto, na unidade Dr. Celso Charuri, em Curitiba, o evento, aberto ao público, vai destacar como as novas tecnologias, a inovação e o empreendedorismo podem corroborar com os ODS definidos pela ONU com a Agenda 2030. Serão apresentados seis cases de startups, além de palestras com representantes da Aceleradora Sistema Fiep e de outros setores da instituição. “Para promover uma mudança efetiva e sustentável, é preciso levar em consideração que novas ações devem ser tomadas. As indústrias não podem continuar atuando nos mesmos moldes e procurar resultados diferentes. A inovação permite processos mais limpos, justos e éticos, e as startups estão à frente neste processo”, conclui Rosane.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/fkVDSsBzH6apqwdr5

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, líderes mundiais reuniram-se na Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveram metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *