Mercado de formaturas cresce e consolida empresas

Mercado de formaturas cresce e consolida empresas

O mercado de formaturas está em plena ascensão e deve continuar crescendo. Este segmento movimenta, por ano, mais de R$ 200 bilhões, já que para a realização de uma formatura, muitas empresas são envolvidas, passando do salão de beleza ao vestuário, buffets, bebidas, fotografias e filmagens, bandas, DJs e decoradores.

As empresas organizadoras de festas de formatura têm se consolidado cada vez mais e colocado a celebração dos diplomas no topo do mercado de eventos. Mas o que tem contribuído mesmo para o sucesso desse tipo de negócio é o número de formandos, mais do que dobrou nos últimos 15 anos. Segundo dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o Inep, a quantidade de pessoas que concluíram a graduação no país saltou, neste período, de 467 mil para 1 milhão e 200 mil. Deste total, cerca de 400 mil formandos não abrem mão da solenidade de colação de grau e do baile de formatura.

Eu conversei com o sócio da agência B2, que é líder no mercado paranaense de formatura premium, Thales Ioris, e ele me disse que hoje o ticket de um formando dos cursos de Medicina, Direito, Engenharia, Arquitetura e Odontologia, gira entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.

A B2 começou pequena há 17 anos, e hoje promove formaturas em todo o Brasil. Segundo o empresário, a agência realiza 80 festas premium de formatura por ano. Só no Paraná, são 20 festas anualmente, em especial, nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá.

O sócio da B2 me disse que o segmento de formaturas é bastante concorrido. Só em Curitiba, dez empresas disputam o mercado, sendo que três delas estão no setor premium. Quanto à rentabilidade do negócio, Thales Ioris afirma que os ganhos são bons e devido ao grau de exigência cada vez maior em relação às festas e buffet, o faturamento do setor vem crescendo.
Recentemente, a B2 fechou uma joint venture com a empresa paulista A4, que atua no do setor de fotografias há 18 anos, e abriram uma loja no Pátio Batel. O espaço traz imersão em fotografias e transmite a real importância da narrativa de um momento único para os formandos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *