You are here
Home > Economia > Evento gratuito ajuda a conhecer e aplicar inovações do Varejo 4.0

Evento gratuito ajuda a conhecer e aplicar inovações do Varejo 4.0

O sonho de empresários do setor de varejo é que todo consumidor que entra em sua loja – física ou virtual – só para dar uma olhadinha, saia com a sacola cheia de produtos. A realidade virtual, inteligência artificial e outros recursos aplicados no Varejo 4.0, são inovações e tecnologias que podem ajudar vender mais. É o que o Sebrae/PR e a Fecomércio PR apresentarão no evento Foco – Cenários e Tendências de Inovações do Varejo 4.0, em Curitiba.

Os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas no Paraná para gerenciamento de marketplace, design sensorial, autosserviço, entre outros temas. Com o tema A Transformação do Varejo 4.0, o evento gratuito acontecerá no dia 19 de setembro, das 18h30 às 22h, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/palestra-e-exposicao-de-solucoes-a-transformacao-do-varejo-40__626279.

“O ambiente de inovação tem possibilitado muitas transformações no segmento. Quem se conectar a essas ideias terá um diferencial competitivo. Nesta linha, o trabalho em conjunto do Sebrae e Fecomércio PR vai disseminar informação e mostrar a aplicabilidade de soluções com inovação para o varejo”, avalia a consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini.

A abertura do evento será com a palestra “A transformação do varejo 4.0” com a mestre em desenvolvimento de tecnologia omnichannel para o varejo e co-fundadora da startup Neomode, Fabíola Paes. A palestrante vai falar sobre algumas tendências internacionais de transformação do varejo, com mudanças na logística, internet das coisas, ferramentas de engajamento e fidelidade, e também vai mostrar um estudo de startups inovadoras do Brasil.

De sua experiência como empreendedora, Fabíola falará sobre a necessidade de integração de canais. “O desafio principalmente é ter o e-commerce conectado com a loja física. Para isso, há uma série de ferramentas e estratégias que podem auxiliar o empreendedor. Utilizamos diversas estratégias que integram esses canais, como por exemplo a prateleira infinita, quando o cliente não encontra o produto na loja física, mas é auxiliado pelo vendedor a finalizar a compra no online”, contextualiza.

O evento com “cheirinho” de inovação terá como expositora a Biomist, especialista em marketing olfativo. “Vamos aromatizar o evento e contar como uma boa experiência em loja faz com que o cliente se torne o melhor amigo da marca, a ponto de querer aquele perfume para seu corpo”, conta o empresário Edson Lima, que também desenvolve perfumes corporais para lojas, a partir da experiência de clientes.

Ele explica que, embora muitos empresários ainda tenham uma percepção de que o marketing olfativo é algo distante e voltado ao segmento da moda, muitas empresas de outros ramos estão se diferenciando por adotar essa estratégia. Hoje, a Biomist atende de lojas de vestuário, passando por hospitais até cemitérios.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top