Retomada do mercado imobiliário já começa em novembro. Lançamentos serão feitos dentro de novas concepções e com metragem inferior à atual

Retomada do mercado imobiliário já começa em novembro. Lançamentos serão feitos dentro de novas concepções e com metragem inferior à atual

As perspectivas para o mercado imobiliário são positivas para os próximos anos. A primeira retomada, com novos lançamentos imobiliários, já começa no mês de novembro e em março de 2020 haverá outra retomada, com a oferta de novos tipos de imóveis.

Eu conversei com o mago do mercado imobiliário e sócio fundador da Datastore, o estatístico Marcus Araujo (foto), que esteve nesta quarta-feira (16), em Curitiba, reunido com mais de 100 profissionais da construção civil e do mercado imobiliário paranaense. Na ocasião, ele apresentou os novos públicos compradores de imóveis para o período de 2020 a 2029, falou sobre as novas metragens em empreendimentos, e apontou o cenário do setor imobiliário para o futuro e como as empresas podem prosperar no mercado na próxima década.

Marcus Araujo me disse que os lançamentos imobiliários a partir de agora devem ser feitos dentro de uma nova concepção. A tecnologia, segundo ele, trouxe mudanças no modo de morar. A geração de compradores já a partir de 2020 pretende ter menos ou nenhum carro, quer trabalhar perto de casa, quer mudar a qualquer hora sem o mínimo de burocracia e quer utilizar o transporte público ou alternativos como bicicleta, patinete ou carros de aplicativos. Muitos já preferem trabalhar em casa ou utilizar o coworking do condomínio. Pede comida pelo aplicativo, utiliza a lavanderia coletiva do prédio e faz ginástica na academia onde mora. Ou seja, a vida passou a girar em torno da sua casa.

Outra mudança importante citada pelo presidente da Datastore, é no perfil das famílias, que estão cada vez menores. Com isso, a metragem dos imóveis deve diminuir. Marcus Araujo lembra que em 2009, os imóveis lançados tinham uma média de 189 metros quadrados. Em 2019, a metragem cai para 70 metros quadrados. Segundo ele, as pessoas compram, hoje, aquilo que precisam. E a tendência dos apartamentos menores, não vale apenas para os imóveis voltados às faixas de renda mais baixas. O alto padrão não está mais relacionado ao tamanho. Isso passou. Aliás, Araujo me disse, que os apartamentos gigantes de luxo lançados até então, no futuro, serão divididos e transformados em duas ou três unidades.

Para 2020, o mago do mercado imobiliário enxerga que a nova demanda dos compradores está focada em serviços. Portanto, os novos imóveis devem ter locais adequados para a entrega de refeições pedidas por aplicativos, uma vez que os prédios não têm mais porteiros, e um ponto seguro para o morador esperar o Uber.

Concluindo, Marcus Araújo alerta as construtoras para que estejam atentas às mudanças e não reaproveitem os projetos que foram engavetados durante o período da crise. Se esses projetos imobiliários forem lançados agora sem as devidas adequações às novas necessidades do mercado, dificilmente terão êxito.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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