Itaú investe em série sobre educação financeira baseada em experiências reais de criadores no Twitter

Itaú investe em série sobre educação financeira baseada em experiências reais de criadores no Twitter

Diante do desafio de abordar temas relacionados a educação financeira com jovens adultos, o Itaú (@itaú ) trabalhou em conjunto com Twitter ArtHouse – área que une gerenciamento de criadores de conteúdo, edição de vídeos e transmissão ao vivo – em uma estratégia baseada em aproveitar histórias de Tweeteiros que estão começando a lidar com diferentes situações envolvendo dinheiro para estabelecer uma conexão legítima com o seu público-alvo.

Foi assim que nasceu a série #DeRepenteAdulto, em que os criadores de conteúdo Babi (@babi ), Cleytu (@cleytu ), Luquinha (@Luquinha ), Luscas (@luscas ) e Ygor Fremo (@YgorFremo ) compartilham com sua audiência no Twitter experiências pessoais em assuntos como bancarização, planejamento financeiro, crédito e investimentos – de uma forma leve e divertida, utilizando uma linguagem que os conecta naturalmente às pessoas que já os acompanham na plataforma.

O projeto foi concebido a partir de uma pesquisa sobre o que jovens adultos falam no Twitter a respeito de sua iniciação no mundo das finanças – o recebimento dos primeiros salários, o primeiro cartão de crédito, novos planos e desafios.

Com base em uma demanda do Itaú em entender melhor as dúvidas e necessidades do consumidor que está passando da adolescência para a fase adulta, o Twitter foi atrás de insights na própria plataforma, onde milhares de conversas sobre o assunto acontecem todos os dias.

“A partir do insight de que existem milhares de jovens que estão se tornando adultos e compartilhando suas experiências nas redes sociais, criamos junto com o Twitter uma série protagonizada por jovens influentes na plataforma, contando sobre seus dilemas e como a vida financeira não precisa ser um pesadelo neste processo de amadurecimento.”, explica Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

“Queremos desmistificar alguns tabus em torno da vida financeira e tornar a relação deste público com o dinheiro mais natural e positiva”, completa Juliana.

Com seis episódios, a série será veiculada entre os meses de novembro e dezembro no perfil de Luscas no Twitter, com interação dos demais participantes nas conversas e comentários.

“Esse projeto mostra o quanto o trabalho do criador pode ir muito além do tradicional, como a simples divulgação de um produto ou serviço. Estamos tratando de um tema complexo e que muitas vezes enfrenta uma resistência das pessoas, em especial do público jovem, que nem sempre é interessado em falar sobre finanças pessoais. Conseguimos reunir um time que está justamente nessa fase de começar a lidar com questões financeiras e tem um público cativo, com o qual se conecta de forma natural e genuína, com credibilidade. Esse tipo de conteúdo, criado por essas pessoas, é muito poderoso para o estabelecimento de uma relação legítima entre marca e consumidor”, afirma Thaiza Akemi, diretora do Twitter ArtHouse no Canadá e América Latina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *