You are here
Home > Negócios > Abrasel Paraná vai entregar placa “União que Transforma” para 6 proprietários de restaurantes que fazem parte da história de Curitiba

Abrasel Paraná vai entregar placa “União que Transforma” para 6 proprietários de restaurantes que fazem parte da história de Curitiba

Focado em exaltar a gastronomia local e celebrar as conquistas do último ano no setor, a Associação de Bares e Restaurantes do Paraná vai promover na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, a segunda edição do projeto “União que Transforma”, evento que reúne associados, empreendedores, colaboradores e jornalistas do segmento para uma solenidade especial com um jantar de confraternização.

Durante a ação, a entidade vai entregar homenagens a empreendedores e agentes transformadores que ajudam a construir a história da Abrasel e fazem a diferença no âmbito empresarial, gastronômico e social na capital paranaense.

No ano passado, a primeira edição do evento celebrou a relevância da família Madalosso, destacando a contribuição de seus estabelecimentos para a narrativa do empreendedorismo gastronômico em Curitiba. Desta vez, a Abrasel Paraná homenageará restaurantes que atuam há mais de 3 décadas e colaboraram com a definição da identidade cultural e gastronômica da cidade. 

Cantina Baviera com 47 anos de atividades será homenageada.

“O setor de alimentação fora do lar no Paraná é riquíssimo e repleto de cases de sucesso e histórias inspiradoras. O projeto ‘União que Transforma’ nos dá a oportunidade de reconhecer e aclamar o trabalho destes empreendedores de maneira simbólica, porém dedicada e significativa, pois sabemos a importância de cada um deles para o entorno, seja gerando empregos, enriquecendo o catálogo turístico da região ou integrando ações em prol da comunidade”, afirma o diretor executivo da Abrasel Paraná, Luciano Bartolomeu.

Definidos por uma comissão de premiação formada especialmente para a ocasião, os homenageados serão recepcionados por membros da diretoria da Abrasel Paraná, associados e convidados no Espaço Nova Curitiba, e receberão a placa “União que Transforma”. Dentre os homenageados estão os restaurantes Phanfhylia, Bar do Alemão, Cantina Baviera e Bar do Edmundo que completaram, respectivamente, 38, 40, 47 e 54 anos de atuação em 2019 e o restaurante Scavollo, que encerrou as atividades após 35 anos no roteiro gastronômico curitibano.

Para José Edmundo Stromberg, proprietário do Bar do Edmundo, localizado no bairro Bacacheri e que serve, desde 1965, petiscos, frutos do mar e o famoso buchinho a milanesa, o prêmio representa um grato reconhecimento e firma ainda mais a parceria e incentivo entre a entidade e seus associados. 

“Nós, como uma empresa familiar, conhecemos as adversidades e questões econômicas que fazem com que a maioria das empresas neste perfil não passem da 2ª geração. Felizmente, mantemos as portas abertas há mais de 5 décadas e nos sentimos diariamente homenageados por nossa fiel clientela, também passada de geração em geração. Portanto, receber a homenagem da Abrasel nos deixa extremamente orgulhos e satisfeitos”, comenta José Edmundo Stromberg.

Bar-do-Alemão divulgação.jpg
Bar do Alemão.

Solidariedade em pauta

Além das menções já definidas, a noite também reserva um espaço para celebrar a solidariedade. A Abrasel vai receber a proprietária do restaurante Dedo de Moça, que no último dia 01 de novembro teve toda sua estrutura comprometida por um incêndio que consumiu o imóvel localizado no bairro Alto da XV, em Curitiba, para um agradecimento especial. O fogo, causado por falha elétrica, destruiu o espaço e também grande parte dos equipamentos e utensílios de bar e cozinha.

Na ocasião, a Abrasel convocou seus associados e promoveu o #SaborSolidário, evento em prol da reconstrução do restaurante, que contou com a participação de 20 chefs que prepararam, de forma voluntária, um cardápio especial para o evento em uma noite de degustação que arrecadou cerca de R$40 mil.

“A mobilização incentivada pela Abrasel foi transformadora neste momento delicado da minha vida tanto no âmbito financeiro como no pessoal. Eu pude perceber a importância da força do coletivo e não consigo mensurar a gratidão e alegria em saber que eu não estava sozinha”, declara Maria Eliza Freitas, chef e proprietária do restaurante Dedo de Moça.

“Me faltam palavras pra expressar a importância da ajuda que eu tive dos meus colegas donos de restaurantes de Curitiba, que não e enxergaram como uma concorrente, e acima de tudo foram empáticos com a minha situação. Isso não tem preço”, completa.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top