12 ensinamentos que gestores e empresas precisam aprender com a Covid-19

12 ensinamentos que gestores e empresas precisam aprender com a Covid-19
A Harvard Business Review publicou, em março, o estudo Coronavirus and Business: The Insights You Need (Coronavírus e negócios: as informações necessárias). Em 80 páginas, apresenta cobertura especial sobre o impacto do novo coronavírus nas lideranças e na forma de atuação das empresas mundo afora.
 
O empresário Aron Flemming Brito, diretor comercial da Ativo Soluções em Comércio Exterior, estudou o material da HBR, como é conhecida a publicação, e chama a atenção para adoação de posturas necessárias afim de garantir o futuro dos negócios nesse período de Covid-19 e na pós-pandemia.
 
“Esse estudo da HBR apresenta uma análise dos mercados americano e europeu, que estão enfrentando o auge da crise, e também apresenta exemplos da China, que já está em recuperação”, salienta. “São aprendizados que podem, e devem, ser avaliados e seguidos por empresários e gestores do mundo todo”, completa Aron.
 
A seguir, confira 12 dicas listadas pelo empresário.
 
 
1) Atualize-se diariamente. São muitas as informações, as quais surgem com velocidade espantosa. Esteja bem informado sobre os principais tópicos ao redor do mundo, filtrando o que pode afetar diretamente o seu negócio. E o principal: acompanhe as práticas adotadas pelas principais empresas e reflita sobre o que faz sentido para seu segmento.
 
2) Estabeleça um ciclo de notícias a ser acompanhado. Lembre-se que a mídia se concentra no que é novo, no mais recente. Cabe às lideranças olharem diariamente o quadro geral de notícias e entenderem onde a empresa está, como é afetada e, principalmente, antecipar o que está por vir.
 
3) Compartilhe as principais informações com sua equipe. Tenha certeza de que as lideranças recebam as informações necessárias e corretas sobre as diretrizes da empresa e o rumo do negócio.
 
4) Cuidado ao usar previsões de especialistas. É muito importante que essas avaliações sejam acompanhadas diariamente, pois fatos estão surgindo a todo momento e o cenário pode se alterar, exigindo rápida mudança de estratégia.
 
5) O que vale hoje pode não ser mais o melhor amanhã. Reformule constantemente sua compreensão sobre o que está acontecendo, compartilhe com suas altas lideranças. Esteja atento e aberto para caso seja necessário mudar o direcionamento e a estratégia da sua empresa diversas vezes.
 
6) Cuidado com a burocracia. Não importa o tamanho da empresa, porém as maiores devem ter atenção especial, pois costumam esperar um documento passar por muitas pessoas e setores. Essa demora pode ser fatal em uma crise. Priorize o uso de documentos digitalizados, adote aplicativos para reuniões rápidas. Tenha foco, velocidade e acertividade.
 
7) Verifique se suas respostas estão equilibradas. Cada ação gera uma reação, então deixe claras as políticas internas e externas, os novos procedimentos, especialmente sobre questões como home office e tomada rápida de decisão. Nem sempre o que dá certo em outra empresa servirá para a sua.
 
8) Tenha resiliência. Essa é a capacidade de sobreviver e prosperar através de eventos imprevisíveis e potencialmente desfavoráveis. É o caso dessa pandemia, que exige máxima atenção, com respostas éticas, rápidas e transparentes. Acalme-se, informe-se e projete um futuro de 90 dias.
 
9) Prepare-se já para a próxima crise. A covid-19 não será a última, embora sempre tomem proporções diferentes. Adote já um fluxo de caixa mais saudável, com vencimento a longo prazo. Estabeleça processos bem definidos e treine suas equipes para passarem por crises com menos ou mais impactos.
 
10) Preparação intelectual não é suficiente, treine na prática. Ter um plano B teórico não é eficiente, é preciso testá-lo na prática, com estratégias e simulações reais, fazendo com que o seu time entenda e implemente verdadeiramente. Pratique sempre, adote “jogos de guerra”. 
 
11) Reflita sobre o que você aprendeu e coloque no manual da empresa. À medida que acontecem as situações, você precisa aprender algo, para mudar os procedimentos internos afim de que os problemas não aconteçam de novo ou, se acontecer, que tenham impactos mínimos. Esses aprendizados precisam virar mecanismo de prevenção, estar mapeados em manual. Não basta sobreviver, é preciso ter melhorado seu desempenho, unido seu time, conquistado novos segmentos de atuação.
 
12) Prepare-se para um novo mundo. Comece já a adaptar sua empresa para uma nova realidade pós-pandemia da Covid-19. As relações interpessoais e comerciais estão mudando. O consumidor tem novas prioridades e maneiras de fechar negócios. A forma de trabalhar e pensar estratégias mudou. E a sua empresa vai seguir fazendo mais do mesmo?

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *