Empresa investe em fidelização para manter resultados e crescer na crise

Empresa investe em fidelização para manter resultados e crescer na crise

O isolamento social provocado para conter o avanço da pandemia da Covid-19 trouxe um efeito imediato para muitos negócios, sobretudo aos pequenos: a necessidade de se digitalizar. Mercadinhos, papelarias, lojas de roupas, sapatos e brinquedos, que usavam a tecnologia apenas para o básico de seus processos administrativos e contábeis, viram no e-commerce uma possível solução para seguirem na ativa e manterem as vendas. Mas, se a digitalização é o caminho para o empreendedor do Século 21, sobressair neste cenário será preciso, novamente, oferecer algo mais. 

A estratégia que alguns empresários têm adotado é a fidelização, uma forma de manter o cliente por meio de vantagens e benefícios. “Conquistar cliente é essencial, mas mantê-lo também o é. Quando falamos em fidelizar, logo vem à mente um cartão físico em que se registra pontos e, após atingir determinado valor, trocar por algum produto. Mas fidelizar é muito mais do que isso, é principalmente mostrar a importância do serviço oferecido e provar que ali encontrará o que há de melhor no mercado”, garante Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do país, presente em todo território nacional. 

Humanização

Para o executivo, o sucesso dos negócios do futuro terão como premissa o que, em tese, parece o oposto da digitalização: a humanização. “Humanizar todas as etapas do atendimento pode ser o segredo para ganhar o respeito e a confiança dos clientes e essa tática vai desde a forma como se treina a equipe que fará o primeiro atendimento, orientando-os a manter o tom de voz amigável e buscando agilidade para tirar as principais dúvidas dos clientes, até como investir constantemente em pesquisas do público alvo, como um laboratório contínuo, que escuta as críticas e sugestões para desenvolver, a partir disso, soluções propositivas”, explica. 

E se engana quem acredita que o processo de fidelização termina por aí. O pós é tão essencial quanto o pré e a dica do empresário é manter-se à disposição para dúvidas e comentários dos clientes. “É natural que fique uma ou outra dúvida sobre o tratamento realizado e é de bom tom que os profissionais envolvidos na cadeia estejam dispostos a ajudar, pois é assim que se conquista a confiança do cliente. Romper o laço imediatamente após o atendimento é uma péssima ideia ao meu ver, já que pode dar a sensação de abandono e, além de perder aquele cliente, torná-lo um detrator da marca”, alerta Zahr.

O  conselho, portanto, para o gestor do Século 21 é: digitalize, mas fidelize, pois se alcançar novos clientes é importante, mantê-los satisfeitos e felizes é o que, na verdade, garantirá a sobrevida e o sucesso do negócio. Investir em ferramentas e métricas para mensurar o alcance da marca será de bom grado, mas não se pode negligenciar o treinamento da equipe, que terá como objetivo torná-los verdadeiros embaixadores da marca, capazes de replicar com maestria os valores e práticas adotadas dentro da empresa e, assim, os principais elos de contato com os clientes. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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