Guia do Sebrae/PR aborda tendências para negócios no cenário atual e pós-pandemia

Guia do Sebrae/PR aborda tendências para negócios no cenário atual e pós-pandemia

Sociedade e consumo em tempos de pandemia. Com esse enfoque o Sebrae/PR lançou nesta sexta-feira (19) o Guia de Tendências 2020/21. O panorama detalhado sobre os rumos das tendências, exercícios de análise e aplicação nos negócios são algumas das possibilidades disponíveis na publicação online e gratuita.

O cenário de crise econômica e social causada pelo coronavírus exige adaptação rápida dos negócios, onde a informação e o planejamento podem significar a sobrevivência para as micro e pequenas empresas. Para auxiliar os empreendedores na compreensão do mercado e do hábito de consumo, o Guia que está na sua quarta edição, faz uma revisão das tendências no período pré-pandemia e uma perspectiva para as mudanças no futuro, dentro do “novo normal”.

“Analisamos e consolidamos os principais estudos de tendências mundiais e adicionamos a visão de especialistas em comportamento de consumo. O objetivo foi traduzir para uma linguagem e formato voltados para micro e pequenas empresas, uma forma prática de olhar o cenário atual e as tendências. E isso ajuda o empresário a planejar as mudanças necessárias e aproveitar as oportunidades de negócio.”, analisa José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.

 

Quatro pilares

O Guia está dividido em quatro pilares principais de tendências para negócios em escala global: Gestão; Consumo e Sociedade; Tecnologias; Experiências. Diferente das outras edições, cada pilar possui um número diferente de Macrotendências, que impactam e ampliam os nichos de mercado.

“De forma usual sugerimos 45 microtendências e criamos a novidade dos cinco perfis diferentes, na aba ‘Quem é você nesta pandemia?’. Nela o cliente pode ver qual perfil é mais próximo a sua atual situação e, a partir disso, ter uma jornada específica que encaminha para as principais tendências no seu negócio”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck.

Além disso, o Guia vem com uma ferramenta de aplicabilidade para que o empreendedor possa utilizar as tendências no seu negócio.

“O material orienta o empresário a analisar custo, impacto, inovação e outros fatores até chegar na parte final, que é o plano de ação. Muitas metodologias foram inseridas dentro da jornada para que o empreendedor reflita e saiba como encontrar novos nichos. É uma ferramenta ainda mais valiosa neste momento de crise, que exige inovação e transformação digital”, pontua Reck.

O Guia de Tendências 2020-21: Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia também resgata o texto original sobre tendências publicado no ano passado e seu status (Continua; Acelera; Pausa; Emerge); a descrição atualizada no cenário durante e pós-pandemia; exemplos de cases reais para inspiração e uma barra de navegação que permite acessar diferentes tendências selecionadas para cada perfil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *