Vendas globais do comércio eletrônico no varejo aumentam 81% em maio
As vendas globais de comércio eletrônico continuaram apresentando forte crescimento em maio, com certos setores experimentando um crescimento de três dígitos ano a ano, de acordo com uma análise da ACI Worldwide de centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais. O crescimento geral das transações de varejo foi de 81% em maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi impulsionado principalmente por roupas esportivas e artigos esportivos (216%), varejo específico para utilidades domésticas e materiais de bricolagem (190%) e jogos (84%).
O aumento no volume de transações de comércio eletrônico reflete mais um mês inteiro de amplas restrições relacionadas Covid-19, com os consumidores optando por canais online e ações de compra digital com coleta em lojas físicas. No entanto, o alívio das restrições de bloqueio em muitos países se reflete em certos setores que até agora experimentaram o maior impulso; as compras de jogos aumentaram 126% em relação ao ano anterior em abril, contra 84% em maio, enquanto os eletrônicos aumentaram apenas 32% no mês passado, depois de terem aumentado mais de 55% em abril.
Os setores mais impactados negativamente apresentaram uma leve recuperação em maio; as viagens caíram 91% em abril, enquanto em maio melhoraram ligeiramente para 73% abaixo do mesmo período do ano passado.
“Enquanto muitas das tendências no comportamento de compra de comércio eletrônico que surgiram em março e abril continuaram, estamos começando a ver o impacto que o relaxamento gradual das restrições está causando na atividade de varejo”, disse Debbie Guerra, vice-presidente executiva da ACI Worldwide.
“As pessoas que trabalham em casa agora estão configuradas e vemos os gastos mudando do material de escritório doméstico para bens de consumo, como artigos esportivos e melhorias domésticas”.
As taxas de tentativa de fraude em maio foram de 3,4%, ante 5,3% e 4,4% em março e abril, respectivamente. Não apenas a taxa de fraude por valor diminuiu em maio, como também foi a primeira vez este ano que a fraude diminuiu em uma base ano a ano (3,8% em maio de 2019). No entanto, o preço médio do bilhete da tentativa de fraude aumentou em USD 18, impulsionado por produtos eletrônicos e produtos de varejo.
Enquanto isso, estornos não fraudulentos aumentaram 25% no geral, com setores de companhias aéreas e de ingressos particularmente afetados. Os estornos estão demorando um pouco mais para serem processados devido ao COVID-19 (em média, 7 dias a mais), pois emissores e comerciantes se esforçam para manter experiências positivas do consumidor.
“A vigilância e a adaptabilidade exibidas pelos comerciantes à medida que desenvolvem suas estratégias de fraude à luz da Covid-19 parecem ter sido recompensadas pela diminuição das taxas de fraude”, continuou Guerra. “No entanto, os estornos não fraudulentos aumentaram 25% e continuarão a representar um desafio, confirmando a tendência de fraude amigável que antecipamos – especialmente para empresas afetadas em viagens e emissão de bilhetes – enquanto esses comerciantes revisam as opções de crédito e nova reserva, processos de resolução de disputas , visibilidade da cadeia de suprimentos e canais de comunicação com o cliente. “
Principais conclusões e tendências
• • Aumento de 23% no volume transacional do comércio eletrônico em maio de 2020, comparado a maio de 2019 (um pouco abaixo do aumento de 23,5% em abril), com uma imagem mista entre os setores
• Os setores que apresentaram crescimento significativo em maio (comparado a maio de 2019) incluíram: jogos: + 84% (+ 126% em abril), varejo geral: + 190,2% (+ 209% em abril), jóias: + 190,8% (+136,9 % em abril), roupas esportivas e esportivas: + 216,3% (+ 114% em abril) e eletrônicos: + 32,2% (+ 55,5% em abril)
• Os setores online com volumes de transações em declínio em maio (comparado a maio de 2019) incluíram: namoro: -11% (-5% em abril), cartões-presente: -24% (-14% em abril)), telecomunicações: -12% (-9% em abril), emissão de bilhetes: -97% (-99% em abril) e viagens: -73% (-91% em abril)
• Os itens de escritório em casa (incluindo monitores, fones de ouvido, webcams e dispositivos de conectividade à Internet) representaram 10% de todas as compras de eletrônicos em maio, ante uma alta de 15% em março e 14% em abril.
Tendências de fraude
• A taxa de tentativa de fraude por valor foi de 3,4% em maio, metade da porcentagem inferior ao mesmo período do ano passado e inferior às taxas de fraude registradas em março e abril (5,3% e 4,4%, respectivamente)
• O preço médio da passagem da tentativa de fraude aumentou em USD 18 ano a ano, enquanto o preço médio da compra genuína diminuiu em USD﹩ 24.
Dicas para os consumidores protegerem a identidade e informações pessoais durante a crise da Covid-19:
• Cuidado com solicitações online de informações pessoais. E-mails com tema de coronavírus que buscam informações pessoais provavelmente são golpes de phishing. Agências governamentais legítimas não solicitarão essas informações. Exclua o email.
• Verifique o endereço de email ou o link. Inspecione um link passando o mouse sobre o URL para ver aonde ele leva. Às vezes, é óbvio que o endereço da web não é legítimo, mas lembre-se de que phishers podem criar links que se assemelham a endereços legítimos. Exclua o email.
• Preste atenção a erros ortográficos e gramaticais. Se um email incluir erros de ortografia, pontuação e gramática, é provável que seja um sinal de email de phishing. Exclua o email.
• Procure cumprimentos genéricos. É improvável que os e-mails de phishing usem o nome de uma pessoa. Saudações como “Prezado senhor ou senhora” geralmente sinalizam que um e-mail não é legítimo.
• Evite e-mails que insistem em agir agora. Os e-mails de phishing geralmente tentam criar um senso de urgência ou exigir ação imediata. Exclua o email.
Dicas para os comerciantes manterem a segurança e entregarem aos clientes durante a crise do COVID-19:
• Mantenha a segurança e ofereça uma ótima experiência ao cliente, pois o comportamento de compra do consumidor – genuíno e fraudulento – mudou.
• Por exemplo: remessa expressa e compra on-line, os métodos de entrega nas lojas continuam a crescer, tornando a velocidade e a precisão das decisões das transações críticas.
• Use técnicas de criação de perfil e tempo no arquivo para manter a experiência do cliente para clientes valiosos e garantir que boas transações ainda sejam aceitas.
• Esperar um aumento nos estornos de “fraude amigável” como resultado de crescentes dificuldades financeiras entre os consumidores. A fraude amigável ocorre quando o titular do cartão recebe mercadorias, mas nega a compra ou um membro da família faz a compra sem a aprovação do titular do cartão.
• Monitorar sistemas e atualizar conforme necessário. As ferramentas de inteligência de negócios e o monitoramento em tempo real levam a decisões e respostas imediatas. Empregue acesso rápido à inteligência contra fraudes para informar mudanças de regras em tempo real.
• Envolver-se frequentemente com o gerenciamento de segurança de sites da Web e dispositivos móveis. Dê a essas equipes as ferramentas, técnicas e procedimentos para detectar, conter e mitigar botnets. E, considerando a presença de bots bons e ruins, crie políticas de negócios para resolver esse problema com clareza para ambas as equipes.


