Vendas globais do comércio eletrônico no varejo aumentam 81% em maio

Vendas globais do comércio eletrônico no varejo aumentam 81% em maio
As vendas globais de comércio eletrônico continuaram apresentando forte crescimento em maio, com certos setores experimentando um crescimento de três dígitos ano a ano, de acordo com uma análise da ACI Worldwide de centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais. O crescimento geral das transações de varejo foi de 81% em maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi impulsionado principalmente por roupas esportivas e artigos esportivos (216%), varejo específico para utilidades domésticas e materiais de bricolagem (190%) e jogos (84%).

O aumento no volume de transações de comércio eletrônico reflete mais um mês inteiro de amplas restrições relacionadas  Covid-19, com os consumidores optando por canais online e ações de compra digital com coleta em lojas físicas. No entanto, o alívio das restrições de bloqueio em muitos países se reflete em certos setores que até agora experimentaram o maior impulso; as compras de jogos aumentaram 126% em relação ao ano anterior em abril, contra 84% em maio, enquanto os eletrônicos aumentaram apenas 32% no mês passado, depois de terem aumentado mais de 55% em abril.
 
Os setores mais impactados negativamente apresentaram uma leve recuperação em maio; as viagens caíram 91% em abril, enquanto em maio melhoraram ligeiramente para 73% abaixo do mesmo período do ano passado.

“Enquanto muitas das tendências no comportamento de compra de comércio eletrônico que surgiram em março e abril continuaram, estamos começando a ver o impacto que o relaxamento gradual das restrições está causando na atividade de varejo”, disse Debbie Guerra, vice-presidente executiva da ACI Worldwide.
 
“As pessoas que trabalham em casa agora estão configuradas e vemos os gastos mudando do material de escritório doméstico para bens de consumo, como artigos esportivos e melhorias domésticas”.

As taxas de tentativa de fraude em maio foram de 3,4%, ante 5,3% e 4,4% em março e abril, respectivamente. Não apenas a taxa de fraude por valor diminuiu em maio, como também foi a primeira vez este ano que a fraude diminuiu em uma base ano a ano (3,8% em maio de 2019). No entanto, o preço médio do bilhete da tentativa de fraude aumentou em USD 18, impulsionado por produtos eletrônicos e produtos de varejo.
 
Enquanto isso, estornos não fraudulentos aumentaram 25% no geral, com setores de companhias aéreas e de ingressos particularmente afetados. Os estornos estão demorando um pouco mais para serem processados ​​devido ao COVID-19 (em média, 7 dias a mais), pois emissores e comerciantes se esforçam para manter experiências positivas do consumidor.

“A vigilância e a adaptabilidade exibidas pelos comerciantes à medida que desenvolvem suas estratégias de fraude à luz da Covid-19 parecem ter sido recompensadas pela diminuição das taxas de fraude”, continuou Guerra. “No entanto, os estornos não fraudulentos aumentaram 25% e continuarão a representar um desafio, confirmando a tendência de fraude amigável que antecipamos – especialmente para empresas afetadas em viagens e emissão de bilhetes – enquanto esses comerciantes revisam as opções de crédito e nova reserva, processos de resolução de disputas , visibilidade da cadeia de suprimentos e canais de comunicação com o cliente. “

Principais conclusões e tendências

• • Aumento de 23% no volume transacional do comércio eletrônico em maio de 2020, comparado a maio de 2019 (um pouco abaixo do aumento de 23,5% em abril), com uma imagem mista entre os setores

• Os setores que apresentaram crescimento significativo em maio (comparado a maio de 2019) incluíram: jogos: + 84% (+ 126% em abril), varejo geral: + 190,2% (+ 209% em abril), jóias: + 190,8% (+136,9 % em abril), roupas esportivas e esportivas: + 216,3% (+ 114% em abril) e eletrônicos: + 32,2% (+ 55,5% em abril)

• Os setores online com volumes de transações em declínio em maio (comparado a maio de 2019) incluíram: namoro: -11% (-5% em abril), cartões-presente: -24% (-14% em abril)), telecomunicações: -12% (-9% em abril), emissão de bilhetes: -97% (-99% em abril) e viagens: -73% (-91% em abril)

• Os itens de escritório em casa (incluindo monitores, fones de ouvido, webcams e dispositivos de conectividade à Internet) representaram 10% de todas as compras de eletrônicos em maio, ante uma alta de 15% em março e 14% em abril.

Tendências de fraude

• A taxa de tentativa de fraude por valor foi de 3,4% em maio, metade da porcentagem inferior ao mesmo período do ano passado e inferior às taxas de fraude registradas em março e abril (5,3% e 4,4%, respectivamente)

• O preço médio da passagem da tentativa de fraude aumentou em USD 18 ano a ano, enquanto o preço médio da compra genuína diminuiu em USD﹩ 24.

Dicas para os consumidores protegerem a identidade e informações pessoais durante a crise da Covid-19:


• Cuidado com solicitações online de informações pessoais. E-mails com tema de coronavírus que buscam informações pessoais provavelmente são golpes de phishing. Agências governamentais legítimas não solicitarão essas informações. Exclua o email.

• Verifique o endereço de email ou o link. Inspecione um link passando o mouse sobre o URL para ver aonde ele leva. Às vezes, é óbvio que o endereço da web não é legítimo, mas lembre-se de que phishers podem criar links que se assemelham a endereços legítimos. Exclua o email.

• Preste atenção a erros ortográficos e gramaticais. Se um email incluir erros de ortografia, pontuação e gramática, é provável que seja um sinal de email de phishing. Exclua o email.

• Procure cumprimentos genéricos. É improvável que os e-mails de phishing usem o nome de uma pessoa. Saudações como “Prezado senhor ou senhora” geralmente sinalizam que um e-mail não é legítimo.

• Evite e-mails que insistem em agir agora. Os e-mails de phishing geralmente tentam criar um senso de urgência ou exigir ação imediata. Exclua o email.

Dicas para os comerciantes manterem a segurança e entregarem aos clientes durante a crise do COVID-19:


• Mantenha a segurança e ofereça uma ótima experiência ao cliente, pois o comportamento de compra do consumidor – genuíno e fraudulento – mudou.

• Por exemplo: remessa expressa e compra on-line, os métodos de entrega nas lojas continuam a crescer, tornando a velocidade e a precisão das decisões das transações críticas.

• Use técnicas de criação de perfil e tempo no arquivo para manter a experiência do cliente para clientes valiosos e garantir que boas transações ainda sejam aceitas.

• Esperar um aumento nos estornos de “fraude amigável” como resultado de crescentes dificuldades financeiras entre os consumidores. A fraude amigável ocorre quando o titular do cartão recebe mercadorias, mas nega a compra ou um membro da família faz a compra sem a aprovação do titular do cartão.

• Monitorar sistemas e atualizar conforme necessário. As ferramentas de inteligência de negócios e o monitoramento em tempo real levam a decisões e respostas imediatas. Empregue acesso rápido à inteligência contra fraudes para informar mudanças de regras em tempo real.

• Envolver-se frequentemente com o gerenciamento de segurança de sites da Web e dispositivos móveis. Dê a essas equipes as ferramentas, técnicas e procedimentos para detectar, conter e mitigar botnets. E, considerando a presença de bots bons e ruins, crie políticas de negócios para resolver esse problema com clareza para ambas as equipes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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