Empresa paranaense aposta no crescimento do mercado de galpões logísticos e investe R$ 30 milhões para ampliar condomínio

Empresa paranaense aposta no crescimento do mercado de galpões logísticos e investe R$ 30 milhões para ampliar condomínio

A construção de galpões logísticos no Brasil começou no início dos anos 2000. Até então, eram construídos alguns galpões mono usuários para servir de armazéns a grandes atacadistas e indústrias. E foi assim que nasceu a logística no Brasil. Foi também nesta época que começaram a surgir transportadoras que se dispunham a fazer o trabalho de distribuição às indústrias, administrando estoques e faturando da indústria diretamente para o cliente. As indústrias mantinham escritórios dentro das transportadoras com apenas um funcionário e uma impressora para emitir notas fiscais, cabendo à transportadora, a logística da distribuição.

 

Mas este mercado evoluiu bastante e o cenário para empresas que usam galpão logístico é cada vez melhor. Com o aumento das vendas do comércio eletrônico a demanda por galpões logísticos deve continuar crescendo.

 

Mega Curitiba

 

A paranaense Capital Realty, desenvolvedora e administradora de condomínios logísticos, vem apostando neste segmento e está expandindo o condomínio logístico Mega Curitiba, localizado em Campina Grande do Sul. Mesmo em meio à pandemia, a empresa está investindo R$ 30 milhões para acrescentar mais 21 mil m² de área construída no condomínio, que passará a totalizar 66 mil m². A obra deve ser entregue em dezembro/2020.

 

Com as novas empresas que ocuparão esses espaços, 130 vagas de empregos serão criadas. A empresa, que é dirigida pelo empresário Rodrigo Demeterco (foto), opera hoje nos três estados do Sul, e tem capacidade de elevar rapidamente sua área de galpões logísticos. Só no Mega Curitiba, existe a possibilidade de chegar a 155 mil m² de área construída.

 

Ainda este ano, a Capital Realty pretende comprar um terreno para implantar novo condomínio logístico em um dos mercados que já atua e que soma 450 mil m² de área construída.

 

E-commerce impulsiona locações

O e-commerce fez crescer o número de locações de galpões logísticos durante a pandemia, segundo pesquisa da SiiLa Brasil, plataforma de dados do mercado imobiliário comercial brasileiro.

As empresas que trabalham com e-commerce são as responsáveis pelo aumento da demanda. Os números dão destaque para o Sudeste: no Rio de Janeiro, o total de área locada no segundo trimestre de 2020 foi 3 vezes maior que o total de absorção em 2019, levando a taxa de vacância para 21,3%, a mais baixa desde 2016.

 

Em São Paulo, a taxa de ocupação de condomínios logísticos passou de 82% no ano passado, contra 81,9% no segundo trimestre deste ano.  Segundo a pesquisa, os números não refletem redução da taxa porque o mercado recebeu 122,8 mil metros quadrados de novos espaços.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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