Precificação inteligente será essencial para retomada de negócios

Que o mundo será diferente depois da pandemia, isso todo mundo já sabe. Mas, o que as empresas ainda precisam descobrir é quais as melhores estratégias para esse momento de retomada. Se posicionar bem nesse cenário pós-pandemia e garantir a saúde financeira do negócio será um desafio. Neste momento de retomada é muito importante que o negócio faça a precificação correta dos produtos.

O especialista em Processos Gerenciais e fundador do Predify,  software de precificação inteligente, Carlos Schmiedel, afirma que a tarefa de dar preço a um produto ou serviço ainda é subestimada por muitos empresários. Para ele, esse é um erro grave e básico, pois uma composição de preço mal-feita pode não apenas impedir que o negócio cresça, como levá-lo a um grande prejuízo.

“Muitos empresários usam a estratégia de mark-up para precificar, que é basicamente calcular a diferença entre o custo do produto ou serviço e o seu preço de venda. Mas isso não é suficiente para construir uma composição de preço viável e lucrativa”, alerta.

Não subestimar os concorrentes

Ele também lembra que outro erro comum é subestimar a capacidade de precificação da concorrência. “Se a empresa se basear apenas em achismos nunca terá segurança para enfrentar esse ‘novo normal’ de que tanto falamos. Se o negócio não tiver uma estratégia consolidada dependerá sempre da sorte para crescer e se manter vivo no mercado”, explica.

Foi a complexidade dessa tarefa de otimização de preços de venda, que levou Schmiedel a criar o Predify. A empresa oferece a pequenas e médias empresas um  software de precificação inteligente que usa machine learning para formular preços. Entre as variáveis consideradas nesta equação estão estratégias de crescimento, variação nos custos de compra e produção, margem ideal e condições do mercado.

Preço saudável

“O software considera os custos operacionais e de produção, dados de mercado e da concorrência e faz ajustes automáticos por meio de uma ferramenta dinâmica que automatiza o processo de pricing. Dessa forma, conseguimos construir um preço que é saudável para a empresa, mas que também traz resultado efetivo, uma combinação necessária para esse momento em que tentamos sair de uma crise”, afirma.

Segundo ele, o software também faz comparação de preços da concorrência para ajudar o gestor em suas tomadas de decisão. A funcionalidade ganha ainda mais relevância nesse novo cenário em que diversos segmentos foram completamente transformados.

“Alguns produtos e serviços passaram a valer mais que outros. Além disso, muitos empreendedores se arriscaram na venda online, que tem uma lógica de precificação diferente da loja física. Enfrentar essas mudanças com uma ferramenta inteligente trará muito mais segurança para esse momento que não dá margem para erros”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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