Riachuelo segue ativa no enfrentamento da Covid-19 e é a varejista de moda que mais fez doações

Riachuelo segue ativa no enfrentamento da Covid-19 e é a varejista de moda que mais fez doações
Com o país há mais de 100 dias em isolamento social e com medidas de relaxamento sendo adotadas em diversas cidades, a Riachuelo continua contribuindo com o enfrentamento do novo coronavírus no Brasil e é a varejista de moda que mais destinou recursos para o cenário. Desde o início da pandemia de Covid-19 no país, a empresa já doou mais de 8 milhões de itens entre produtos hospitalares, máscaras de proteção e peças de roupas, o equivalente a R﹩35 milhões em recursos próprios.

Além da liderança no ranking entre suas concorrentes, a Riachuelo está entre as 35 companhias que mais doaram no país, segundo pesquisa do Monitor de Doações. Os produtos estão sendo distribuídos para órgãos de saúde, prefeituras de cidades de diversos estados, instituições sociais e comunidades vulneráveis, como o projeto Free Free, a Liga Contra o Câncer, a Central Única das Favelas (CUFA), Cruz Vermelha, Exército da Salvação, entre outras organizações não governamentais.

A Riachuelo foi pioneira em iniciar a produção de equipamentos de segurança individuais no país, em suas fábricas e oficinas parceiras que pertencem ao programa Pró-Sertão, que fomenta a economia de comunidades do interior do Rio Grande do Norte que dependem de serviços como o feito para a varejista, principalmente no cenário atual. Toda a produção é supervisionada e segue as recomendações das autoridades da saúde, visando a segurança de todas as costureiras e funcionários.

Papel social

As iniciativas solidárias da Riachuelo fazem parte do que a varejista vê como seu papel social. “Completamos mais de 70 anos ao lado dos brasileiros e entendemos que neste momento delicado que vivemos, é nosso papel pensar e agir em prol do bem estar coletivo. Ainda não temos previsão de quando a situação será normalizada completamente, mas seguiremos contribuindo e visando minimizar os impactos causados pela Covid-19”, declara Oswaldo Nunes, CEO da Riachuelo.

Entre os itens de saúde estão mais de um 4,6 milhões de máscaras de proteção, 50 mil jalecos hospitalares, mais de 46 mil aventais para pacientes, 10,8 mil propés, 21 mil toucas e 17.500 toalhas e mantas, além de 245 mil peças de roupas para presentear mulheres que estão na linha de frente de atendimento e de combate ao novo coronavírus. A empresa também doou 1 tonelada de tecidos para artesãs produzirem máscaras e obterem renda.

Além da doação de itens, a marca ainda está incentivando fortemente o uso de máscaras de proteção e disponibilizou os itens produzidos de sobras de tecido e com preços acessíveis em seu site e lojas físicas, a partir de R$5,90 o kit, com duas máscaras, sendo R$2,95 a unidade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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