Seguradora cria força-tarefa para atender vítimas do ciclone bomba no Sul
Os eventos climáticos extremos, como vendavais, furacões, tempestades e consequentes inundações estão acontecendo com mais frequência e têm impactado muitas regiões do Brasil. Neste momento, o mercado segurador tem um papel social importante de auxiliar e proteger as famílias e as empresas.
Após a passagem do ciclone nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a Zurich montou uma estrutura especial para atender os clientes de seguro automóvel e residencial. Foi criada uma força-tarefa para atendê-los com agilidade, por meio do uso da ferramenta digital e vistoria mobile, que pela captura de fotos dos veículos, dos imóveis (ou dos objetos danificados) gerou uma regulação dos sinistros ágil, pois o suporte econômico aos segurados, nesse momento, é fundamental para recomposição do patrimônio dos segurados.
“Temos o compromisso de estar sempre ao lado de nossos clientes e corretores para dar todo o suporte necessário quando necessitam, principalmente em um momento delicado como esse no Sul”, diz Waldecyr Schilling, Diretor Regional Sul da Zurich.
A iniciativa da Zurich consiste em um plano de atendimento emergencial e atuação conjunta com os corretores atuantes em cada Estado para agilizar os atendimentos. Segundo Carlos Cortés, superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, as mudanças climáticas estão levando a uma maior ocorrência de eventos climáticos extremos, os quais serão mais severos daqui para frente. “Neste contexto, as empresas precisam entender melhor a sua exposição a esses eventos para poderem fortalecer a sua proteção e capacidade de resposta”, afirma.
Lições
O executivo reforça que, embora os riscos de catástrofes naturais possam acontecer inesperadamente, trazem lições que devem ser aproveitadas para o desenvolvimento de um Plano de Resposta a Emergências (PRE) específico. O PRE tem um papel importante para minimizar perdas, agilizar a recuperação das operações e recompor os prejuízos
Roberto Hernandez, diretor executivo de Commerical Insurance da Zurich no Brasil, afirma que o seguro para este tipo de evento é um instrumento de proteção e as empresas devem reavaliar a sua necessidade e abrangência, considerando as mudanças climáticas em evolução. “A Zurich investe continuamente em uma série de melhorias das coberturas dos seus seguros e estamos sempre pensando na melhor forma de atender nossos clientes, principalmente em situações adversas como essa”, diz.
Impactos climáticos
A frequência e a severidade dos eventos climáticos extremos serão cada vez maiores, conforme antecipou em janeiro deste ano o Global Risks Report, relatório anual produzido pela Zurich junto com o Fórum Econômico Mundial e outros parceiros. O documento alertou sobre os riscos do aquecimento global e destacou questões relacionadas às mudanças climáticas, como inundações ou tempestades, que são grandes preocupações do mundo nos próximos dez anos. “O planejamento cuidadoso e a preparação são estratégias importantes que garantem uma gestão de risco mais efetiva neste contexto”, diz Cortés.
O superintendente de engenharia de riscos da Zurich no Brasil enfatiza que a companhia tem desenvolvido serviços orientados a avaliar a exposição das empresas aos riscos climáticos e produzido uma série de relatórios e estudos para auxiliar as pessoas e as empresas a compreenderem a origem destes riscos e se prepararem para minimizar os impactos deles no seu dia a dia. Um dos artigos sobre furacões, tufões e ciclones tropicais pode ser acessado no site da seguradora: .