Conheça dos planos das empresas para o retorno presencial ao trabalho

Conheça dos planos das empresas para o retorno presencial ao trabalho
As empresas brasileiras estão se preparando para o retorno gradual das atividades presenciais no trabalho, com iniciativas que têm o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e evitar riscos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Pesquisa nacional realizada pela Mercer Marsh Benefícios, consultoria especializada em gestão de saúde e benefícios, revela que 75% das empresas já mapearam quais são os funcionários que estão no grupo de riscos. Para evitar a contaminação, as companhias pretendem adotar alguma ação específica em relação aos colaboradores que se enquadram neste grupo. Entre as ações, 93% analisam a manutenção do trabalho remoto.

Critérios para retorno

Em relação aos critérios utilizados para identificar os funcionários elegíveis para o retorno parcial, 46% vão priorizar funcionários sem familiares que estão no grupo de riscos de contaminação pelo vírus e 38% os colaboradores sem histórico da doença.

Participaram do levantamento online 253 empresas no Brasil multinacionais e nacionais de grande e médio portes. Do total de participantes, 87% são do Sudeste, 8% estão no Sul, 3% no Centro-Oeste e 2% no Nordeste. A coleta e análise dos dados foi realizada de 4 a 12 de maio deste ano. A pesquisa foi produzida em parceria com a Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos.

“É extremamente importante neste momento mapear os riscos individuais, e analisar também o ambiente familiar, para entender as diferentes situações e realidade entre os funcionários para definição da estratégia de retorno das atividades ao ambiente de trabalho”, afirma Mariana Dias Lucon, diretora de produtos e consultoria da Mercer Marsh Benefícios.

Limpeza e desinfecção

Para garantir a limpeza e a desinfecção do ambiente, 98% reforçarão a limpeza nos locais que estão mais expostos ao toque das mãos e disponibilizar álcool em gel em todos ambientes e 76% farão limpezas antes e depois dos turnos das estações de trabalho.
 
Outro grupo (60%) fará melhorias das condições de ventilação e sistemas de ar condicionado e ainda reforçará medidas de higienes das mãos.

Estratégias para garantir o distanciamento 

Adicionalmente, o levantamento revela quais as medidas para garantir o distanciamento social no ambiente de trabalho: 76% vão alternar os dias de trabalho presencial entre funcionários e 74% estudam a possibilidade de teletrabalho por um período maior ou por prazo indeterminado.

E ainda, mais de 60% instalará placas e marcadores para reforçar o distanciamento entre as pessoas, modificar layouts de ambientes comuns como cafés e refeitórios, e dos escritórios e áreas de produção.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *