4 cuidados que as empresas devem ter durante a pandemia da Covid-19

4 cuidados que as empresas devem ter durante a pandemia da Covid-19

Enquanto cientistas de todo o mundo correm para desenvolver uma vacina ou um medicamento eficaz contra o coronavírus, os esforços para conter a pandemia da Covid-19 se resumem a um conjunto de atitudes preventivas como isolamento social, uso de máscaras e a constante higienização das mãos e de objetos.

Neste cenário, os profissionais de Recursos Humanos dos mais variados segmentos empresariais começam a se preocupar com o retorno de seus colaboradores ao ambiente de trabalho.

Pensando em ajudar estes profissionais, especialistas separaram quatro dicas que vão ajudar a manter a saúde dos colaboradores nas empresas.

Confira abaixo as dicas de especialistas para auxiliar as empresas e RH em meio à pandemia:

Transparência e informação

 “Uma ideia interessante é o time de RH das empresas trabalhar com uma curadoria de informações e, com isso, reuni-las em uma newsletter coesa e resumida, não só com notícias relacionadas à pandemia, mas com notícias positivas e esforços para melhorar o momento que estamos vivendo.” comenta Claudia Galdino, diretora comercial da Vitta, empresa de tecnologia em saúde.

“Afinal, informação saudável, verificada e de qualidade ajuda a administrar a ansiedade, melhora o foco e mostra que as empresas estão preocupadas com o que chega até os seus colaboradores.” ressalta Claudia, sobre a saúde mental dos funcionários.

Performance

 Algumas empresas estão indicando baixa na performance de seus colaboradores, com resultados aquém do esperado, mesmo para os profissionais que eram acostumados a ter uma boa entrega.

O segredo é entender o momento e se aproximar da melhor maneira dos colaboradores que estão com dificuldade em performar durante a quarentena.

“Uma de nossas sugestões, é marcar bate-papos para saber sobre a saúde mental do colaborador e oferecer apoio caso seja necessário. Entenda que as pessoas têm dificuldades e qualidades diferentes, estamos em um momento peculiar, que requer tempo para se adaptar.” diz Caio Nunes, médico e cofundador da Sanar.

“Outros fatores para se aproximar dos colaboradores, é entender a questão geracional e social de cada um, procurando a melhor abordagem para falar sobre adversidades de forma natural. Sem deixar de lado o cuidado com outras questões que, indiretamente, podem impactar na performance profissional.” sugere o médico.

Retorno das atividades presenciais

Algumas empresas optaram por retornar as atividades presencialmente, em diversos setores e, de alguma forma, isso trouxe a sensação de normalidade aos colaboradores dessas companhias.

“Algumas empresas voltaram a trabalhar presencialmente, mas, sem um plano de retorno efetivo. É muito importante que os RH em conjunto com a diretoria responsável, tenha um plano de contingência completo para o retorno e que tenha equipado o local de trabalho com itens básicos de higiene e, também, um distanciamento adequado entre seus colaboradores.” informa Claudia Galdino, diretora comercial da Vitta.

“Os RH também devem considerar testagem em massa dos funcionários e, em caso de contágio, ter um plano reserva para a volta imediata do trabalho remoto. Assim, a empresa não terá que parar novamente e não irá alastrar a doença entre os seus.” comenta Claudia.

Manutenção da vida dos profissionais e de suas famílias

Com a pandemia, os cuidados com a saúde se intensificaram, porém muitas pessoas ainda estão com receio de se dirigir até uma unidade física de atendimento.

O RH deve entender que os aspectos psicológicos são acentuados com a pandemia e seus desdobramentos e, isso, impacta diretamente no desempenho profissional. 

“Encontrar soluções de atendimento em saúde a distância é uma ótima opção para manter o equilíbrio das equipes. Cada vez mais, a telessaúde, através de seus mais diversos segmentos, tem demonstrado ser um modelo de atendimento poderoso para trazer acesso facilitado e solução de qualidade em saúde. Que tal disponibilizar atendimento, em formato digital, com médico, psicólogo, nutricionista, assistente social ou até mesmo educador físico para os colaboradores? Esse formato, apoia, conforta e traz comodidade para quem o utiliza.” sugere Rena Zobaran, médica e Diretora de Saúde da TopMed.

“No caso da teletriagem de enfermagem, por exemplo, um profissional de saúde faz uma avaliação dos sintomas e conduz o paciente para a melhor solução. Além de garantir mais segurança para o colaborador e sua família, contar com apoio especializado é mais uma maneira para reter talentos e demonstrar que sua empresa está preocupada e alinhada com o que denominamos Saúde 5.0”, explica Renata.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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