Chamada telefônica ainda é canal mais utilizado por clientes em 2020

Chamada telefônica ainda é canal mais utilizado por clientes em 2020

Dados da Reach, holding de soluções integradas de marketing digital, mostram um aumento considerável no número de ligações entre consumidores e os times de vendas das empresas, em 2020. Mas o uso do Whatsapp para esta demanda também cresceu.

Segundo dados da Reach, até o momento, no ano de 2020 foram mais de 4.979.307 chamadas realizadas, o que representa crescimento de mais de 849% perante o ano de 2019, com 524.741 chamadas.

Também houve um aumento superior a 50% no tempo médio de duração das chamadas. Ou seja, as pessoas passaram mais tempo neste tipo de ligações telefônicas, em comparação com o ano anterior. O salto foi de 1,1 minuto, em 2019, para 1,7 minuto, em 2020.

Ainda, segundo dados da Reach, foram mais de 35.777 usuários interagindo com a tecnologia em 2020, um crescimento de mais de 220%, comparado a 2019, com 11.173 usuários registrados.

“É notório o aumento da demanda por contato em multicanais, de acordo com o perfil do usuário. Com a nossa tecnologia, possibilitamos ao cliente fornecer uma experiência diferenciada para cada perfil, pois independentemente do canal que é utilizado (telefone, WhatsApp, chatbot ou formulário no site), a plataforma monitora, registra todo o histórico e gera insights de todo o atendimento do cliente. Isso permite que as empresas possam entender o comportamento do consumidor e otimizar seu speech de vendas/ atendimento e até mesmo saber qual ação realizar com relação à demanda de oferta x produto”, completa Juliele Brito, especialista em UX.

Chamadas no auge da pandemia

Dados da Reach também mostram um aumento de 62% no número de ligações entre consumidores e os times de vendas das empresas, entre os meses de março e abril de 2020.

Antes mesmo do início da quarentena provocada pela pandemia do coronavírus, o telefone já era o canal de atendimento mais utilizado por 39% dos clientes, segundo uma outra pesquisa, realizada pela Microsoft, em 2019. Sem a opção de atendimento físico, os clientes veem o atendimento telefônico como um atendimento humanizado e com respostas instantâneas. O canal também é o mais utilizado para casos mais complexos.

WhatsApp segue crescendo

O serviço da Reach de monitoramento de conversas entre marcas e consumidores via WhatsApp teve um pico de crescimento no ano de 2020, juntamente com o crescimento da tendência conversacional do aplicativo.

Em 2020, constam 103.442 conversas monitoradas, um crescimento de mais de 736%, se comparado ao ano anterior, com 12.365 conversas.

Além disso, até o momento, a plataforma também registrou um aumento de 78% de usuários interagindo com as marcas pelo Whatsapp, ao compararmos 2019 ou 2020.

“Por meio de inteligência artificial e machine learning, é possível manter o histórico de informações das interações, como dia, horário, atendente e mensagem enviada, além de permitir múltiplos acessos simultaneamente, garantindo mais profissionalização às empresas e mais produtividade às equipes”, explica Thiago Santo, CEO da Reach.

Tecnologia

Por meio de soluções próprias, a Reach consegue gerir as conversas das empresas cadastradas em sua plataforma com consumidores em qualquer ponto de contato, seja pelo WhatsApp, telefone ou e-mail. A estratégia digital da Reach é gerenciar todos os canais de comunicação integrados em um único lugar.

No total, a plataforma acumula mais de 6 mil clientes atendidos, mais de 300 milhões em investimentos em campanhas de marketing, além da geração de centenas de milhões de leads e mais de R$ 10 bilhões em receita para seus clientes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *