Empresas têm consultoria gratuita para aderirem a dietas à base de vegetais

Empresas têm consultoria gratuita para aderirem a dietas à base de vegetais

O mercado de proteínas vegetais mais que duplicou nos últimos anos. Estudo da Euromonitor International, realizado ano passado, mostrou que o Brasil é o 16º maior mercado do mundo na categoria de substitutos de carne, movimentando US$ 82,8 milhões em 2020, um crescimento de 69,6% em relação a 2015.

Pesquisa realizada no final do ano passado pelo Ibope e coordenada pelo The Good Food Institute (GFI) aponta que 50% dos brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo de proteína animal  em 12 meses —  em 2018, eram 29%. Entre as mulheres, o índice vai a 54%; os mais jovens representam 52% dos entrevistados. O número reforça que essa mudança de comportamento vem ainda mais forte com as novas gerações.

A transformação da cultura alimentar vem estimulando não apenas o público final, mas também empresas que buscam oferecer cardápios mais inclusivos, com opções diversificadas, que atendam o novo consumidor e que impactem menos o meio ambiente.

Auxiliar as organizações a trabalharem com a tendência plant-based, por meio da inclusão e promoção de opções 100% vegetais em seus portfólios é exatamente o objetivo do Programa EscolhaVeg, desenvolvido pela organização internacional Mercy For Animals. Criado há cerca de um ano, o programa oferece consultoria gratuita em todas as etapas do processo, desde a consultoria de cardápio, mapeamento e seleção de fornecedores, produção de materiais educativos e treinamento para as equipes sobre o mercado plant-based, além de apoio na divulgação das ações para o público final.

“As empresas perceberam a exigência do consumidor e vêm respondendo a essa nova demanda, oferecendo cada vez mais alternativas à proteína animal”, diz Julia Seibel, gerente do Programa.

Com o suporte de um time de chefs e nutricionistas e outros renomados especialistas do setor, as empresas podem passar a oferecer opções 100% vegetais, além de trabalhar em iniciativas para dar visibilidade a essas novidades.

Todo o treinamento pode ser realizado online ou presencialmente, quando possível, para que os envolvidos no programa entendam como trabalhar com essa tendência e saibam onde buscar conhecimento para expandir as ações.

“O universo plant-based é muito amplo. Temos desde alternativas super inovadoras, com hambúrgueres e outros análogos muito semelhantes às versões tradicionais, até soluções com ingredientes in natura e técnicas culinárias. A oferta disponível atualmente consegue entregar o que o consumidor busca — seja indulgência, sabor, maior percepção de saúde e até mesmo preço acessível.” diz Julia.

Empresas como a Unilever Food Solutions, Sodexo Benefícios e Incentivos, Edenred (Ticket) e Exal já participaram de ações realizadas com o apoio do Programa.

O EscolhaVeg oferece material educativo próprio e exclusivo, além das principais informações sobre o tema e outros conteúdos relevantes para impulsionar as novidades no cardápio das empresas. Para saber mais informações, basta acessar o site do EscolhaVeg.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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