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Google lança segunda edição de programa para ajudar empreendedores brasileiros a vender online

O Google anuncia nesta quinta-feira, 10, a segunda edição do programa “Cresça suas Vendas com Google”, criado para apoiar a entrada de empreendedores no e-commerce. Agora, as empresas participantes poderão não só criar sua primeira loja virtual, como também ter acesso a ofertas exclusivas que permitirão atrair mais consumidores por meio da web, receber pagamentos e gerenciar o negócio de forma mais eficiente. O Cresça suas Vendas com o Google ampliou seu escopo para contribuir com a retomada econômica das pequenas e médias empresas brasileiras neste momento de incerteza gerado pela pandemia da Covid-19. Os interessados em participar do programa podem encontrar todas as informações no site g.co/CrescaSuasVendas.

“Vender online não depende apenas de um e-commerce. As pequenas e médias empresas também têm outras necessidades, como gerenciar seu estoque ou receber pagamentos on-line”, explica Susana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil. “Cada empresa tem suas peculiaridades e não existe uma fórmula pronta para o sucesso, por isso o Cresça suas Vendas com o Google inclui possibilidades para empreendedores que estão em diversos níveis de maturidade no desenvolvimento de suas empresas.”

Para atender um número ainda maior de empresas que no ano passado, quando o Cresça suas Vendas com o Google impulsionou a criação de mais de 7 mil lojas virtuais, o Google procurou parceiros que atuam em diferentes etapas do processo de venda on-line. Para a criação da loja virtual, por exemplo, os empreendedores que se inscreverem no programa poderão escolher entre os parceiros Loja Integrada, Mercado Shops e Cielo Super Loja Virtual. As plataformas oferecem templates para criação da loja on-line e permitem o cadastro de um número determinado de produtos.

“Apostamos na parceria com o Google pelo segundo ano consecutivo para permitir que cada vez mais comerciantes afetados pela pandemia tenham uma fonte de renda 100% digital, fácil e sem custos de criação e gestão. Se até hoje a Loja Integrada já possibilitou a criação de 2 milhões de lojas virtuais, com esse programa buscamos aliviar negócios em cada vez mais estados e cidades brasileiras para seguirmos democratizando o acesso às vendas online”, ressalta Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada.

Outra parceira do programa, a Tiny vai apoiar os empreendedores na integração de diferentes marketplaces e lojas virtuais para facilitar a gestão das vendas online. Por meio da plataforma, os empreendedores poderão executar processos que incluem emissão de notas fiscais, controle de estoque, impressão das etiquetas de envio, entre outros, facilitando o dia a dia das pequenas empresas que desejam vender pela internet com maior agilidade e eficiência.

“Por meio do Tiny, pensamos em como ajudar os empreendedores a vender pela internet e entrar no mundo do e-commerce. O Tiny é uma plataforma simples e intuitiva que auxilia os vendedores que são iniciantes, permitindo emissão das notas fiscais dos seus pedidos até o momento onde já se tornaram experientes com maior volume de vendas, oferecendo automações e ferramentas de gestão para acompanhar tudo no detalhe”, ressalta Caio Comerlato, Head de Marketing e Novos Negócios.

Para aprimorar o recebimento dos pagamentos online, os participantes do Cresça suas Vendas com o Google poderão contar com a Cielo, que oferecerá tanto suas soluções para empresas que querem criar uma loja on-line quanto para aquelas que já vendem na Internet, mas ainda não adotaram um sistema de pagamentos. As soluções da empresa serão oferecidas com condições especiais para os participantes do programa.

“Estudos apontam que a falta de fluxo no site é responsável pelo fechamento de três em cada dez empresas que se propõem a vender online. Nossos clientes estão cada vez mais entrando no universo digital e para ajudá-los desenvolvemos uma solução que oferece uma loja virtual, gestão de anúncios por meio do Google Ads, estimulando o tráfego, e checkout integrado. “É uma tecnologia que ajuda principalmente aqueles empreendedores que não têm conhecimento profundo sobre o universo da mídia digital. Dispensa a contratação de uma agência de publicidade e de forma simples e prática aumenta sua possibilidade de ter vida longa no ambiente online e de impulsionar vendas”, afirma Thalita Martorelli, Head de Marketing da Cielo.

Já a NAPP, que completa o grupo de cinco empresas parceiras do projeto, ajudará os comerciantes que possuem loja física, mas precisam de ajuda para anunciar os produtos disponíveis em estoque pela Internet, como forma de atrair mais pessoas para comprar em sua loja física. A plataforma facilita o processo ao sincronizar o preço e os produtos em estoque automaticamente, direto do sistema de gestão da loja para o anúncio do produto no Google Shopping.

“A Napp é uma startup especializada em inteligência de dados. Com a nossa tecnologia, desenvolvemos um sistema inteligente de integração de estoque e automação, que ajuda o comércio físico a expor seus produtos na maior plataforma de buscas do mundo, mesmo sem ter um e-commerce”, explica Luis Fernando Vidigal, CEO da Napp Solutions.

Capacitação digital

O Google, por meio de seu time de especialistas em marketing digital, oferece treinamentos digitais para quem ainda não vende produtos por meio da Internet ou quer aprender novas habilidades digitais como gestão da presença on-line, precificação de produtos, técnicas de vendas, entre outros. Os conteúdos são gratuitos e estão disponíveis no próprio site do Cresça com o Google.

Os treinamentos são parte fundamental no processo de digitalização dos negócios, desde a criação e gestão da loja on-line, até ações de marketing e vendas. “Neste momento muitas empresas estão em busca de soluções viáveis que não demandem grandes investimentos. Por isso, oferecer canais de orientação e treinamentos é essencial para que qualquer profissional à frente de uma PME, com ou sem experiência on-line, consiga implementar uma estratégia digital”, explica Susana.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13 milhões de pequenas e médias empresas foram diretamente afetadas pela crise gerada pela pandemia da COVID-19. Contudo, com o aumento de consumidores on-line no Brasil, o período ampliou as oportunidades para novos entrantes.

Parceiros e ofertas

Os parceiros foram selecionados por um time dedicado de parcerias do Google com o objetivo de unir forças para apoiar as PMEs em seus principais desafios, ainda maiores neste período de incerteza.

Loja Integrada: O parceiro oferecerá um plano de gratuidade vitalícia para criar lojas com até 5.000 visitas/mês, 75 produtos ativos, 3 temas grátis e exclusivos de personalização da loja virtual, além de acesso a tutoriais inéditos para os participantes do Cresça suas Vendas com o Google. A plataforma também dispõe de integração com o Google Shopping direto no painel virtual, facilitando a atração dos primeiros clientes dessas novas lojas.

Mercado Shops: Plataforma permite criar uma loja virtual, em que o lojista pode escolher um template, definir a forma de pagamento, o sistema de entregas e cadastrar diretamente os produtos. Também oferece meios de pagamento on-line como o Mercado Pago e opera entregas pelo Mercado Envios. O Mercado Shops está oferecendo a criação gratuita de loja virtual, sem custo de ativação ou manutenção, com o Mercado Pago incluso nas tarifas, além de 50% de desconto nas tarifas por venda e benefícios que incluem webinars e conteúdos exclusivos.

Super Loja Virtual, da Cielo: A Cielo oferece criação de loja virtual, de forma personalizada, com imagens do logotipo, produtos ou serviços e modelos de layout, com desconto de 50% no plano básico semestral até dezembro de 2021, passando de R﹩ 94,99 para R﹩ 47,50. Por meio da plataforma, a divulgação da loja é feita pelos anúncios da rede de pesquisa do Google Ads de forma automatizada.

Tiny: A Tiny permite resolver o problema das informações dispersas em diferentes sites ou planilhas com dados atualizados manualmente. A plataforma integra diferentes canais de venda com informações sobre gestão de produtos, de vendas, financeira e faturamento. Nesta parceria, a empresa oferecerá o plano iniciante de forma gratuita até dezembro de 2021, permitindo a emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoque e diversos controles para venda e gestão.

Cielo: Nesta parceria com o Google, a Cielo oferece opções para pequenas e médias empresas que já possuem lojas físicas, mas ainda não fazem negócios on-line, ou comerciantes que necessitam receber pagamentos on-line. O comerciante receberá 60% de desconto no plano inicial com 25 antifraudes, 5 boletos e taxa zero de adesão até dezembro de 2021.

Napp: A empresa oferece soluções para comerciantes que possuem lojas físicas e que desejam anunciar produtos do estoque em tempo real no Google Shopping. A parceria com o Google dará acesso ao plano iniciante gratuitamente até dezembro de 2021, após isso a mensalidade terá desconto de 35%, sendo oferecida por R﹩ 249 mais o custo de instalação de R﹩ 601,41. A plataforma também permite a emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoques e controles básicos.
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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