Livro ensina como melhorar a experiência dos consumidores

Livro ensina como melhorar a experiência dos consumidores

Foi-se o tempo em que os clientes queriam apenas produtos e serviços de qualidade. Hoje, a experiência e a identificação com a marca são requisitos básicos. Clientes desejam momentos memoráveis. Neste contexto de transformação no comportamento dos consumidores, empresas precisam de estratégias para se adaptar às novas exigências e dinâmicas do mercado.

Mas, como implementar de forma consistente um pensamento estratégico para criar e gerenciar a experiência do cliente? É isso o que a especialista internacional em relacionamento com o cliente Juliana Cândido Custódio ensina no livro “Estratégia Descomplicada: O método completo para gerenciar a experiência do cliente”. Em versões e-book e impressa, a obra lançada neste mês de julho está à venda no site da Amazon (https://www.amazon.com.br/Estratégia-Descomplicada-completo-gerenciar-Experiência-ebook/dp/B098RKKYW2/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=estrategia+descomplicada&qid=1626735733&sr=8-1).

Pesquisa e método exclusivo

Professora de Marketing do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país -, Juliana é Ph.D pela Université Paris-Dauphine, na França, e ao longo de uma década de pesquisa desenvolveu um conceito que pode ser aplicado em empresas de qualquer porte que desejam conquistar, encantar e engajar clientes.

Baseada em sua tese, a autora criou uma metodologia exclusiva e inovadora para diagnosticar e planejar estratégias para a gestão da experiência do cliente. “O foco no cliente deve ser a base de toda a filosofia de gestão do negócio. A experiência do cliente não é o que ele sente, mas como a empresa o faz sentir”, explica.

Para facilitar o entendimento, Juliana apresenta aos leitores o método HappyTrack, uma idealização de tudo o que as empresas devem pensar e fazer na promoção da melhor experiência do consumidor. “É mais que satisfazer, é encantar.”

No UniCuritiba, a professora de Marketing trabalhou o tema em um grupo de pesquisa de Gestão da Experiência do Cliente, com testes de validação de escala para aplicação em diversos contextos em aulas dos cursos de Publicidade, Propaganda e Marketing.

Em seu livro, além de apresentar um modelo com 31 passos a ser seguido por empreendedores e profissionais de comunicação, marketing e gestão que desejam impactar a mente e o coração dos clientes, a autora enriquece o conteúdo com dicas, reflexões e materiais complementares acessíveis por QRCodes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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