You are here
Home > Finanças > Compra de material escolar online: confira dicas de segurança e economia

Compra de material escolar online: confira dicas de segurança e economia

Saiba como se proteger de golpes e garantir os melhores preços para a volta às aulas

Com preços mais atrativos, promoções constantes e formas facilitadas de pagamento, o hábito de realizar compras online vem se intensificando no Brasil. No último bimestre de 2021, o varejo online faturou mais de R$ 46,4 bilhões e totalizou 101 milhões de pedidos, uma alta de 19,8% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Neotrust.

Visando a volta às aulas, muitos pais têm aderido à prática de compras de material escolar pela Internet, no entanto para aproveitar as vantagens e descontos online sem riscos e complicações, é preciso tomar alguns cuidados. Pensando nisso, Felipe Piris, líder do app Confi, que monitora as vendas reais do comércio eletrônico para proporcionar a lojistas e consumidores maior confiança no varejo digital, dá dicas para quem deseja adquirir itens escolares com segurança e sem sair de casa.

1- Verifique a confiabilidade do site

Na hora de comprar materiais para a volta às aulas, é importante estar atento à confiabilidade dos sites. Piris explica que o consumidor precisa observar alguns sinais para não cair em golpes, como preços chamativos bem abaixo da média e promoções com descontos excessivos. “Uma das principais formas de se prevenir é averiguar a reputação da loja virtual através de buscas na Internet, analisar a avaliação de compradores e verificar se o site possui certificados de criptografia, que garantem a proteção de dados e a segurança de acesso”, explica.

2- Pesquise e compare preços

Piris conta que para obter vantagens durante as compras online, é fundamental pesquisar bastante e principalmente comparar os preços entre as lojas virtuais. “O comprador deve observar as variações de valores dos materiais escolares, que podem ser expressivos. Por isso, é recomendado a elaboração de um planejamento de compras, visando aproveitar as melhores ofertas e economizar ao máximo”, afirma o líder do app Confi.

3- Atente-se às datas de entrega

Um ponto importante para as compras de material escolar online é se atentar aos prazos de entrega. Felipe Piris afirma que os pais precisam verificar os preços e melhores condições de aquisição, além da logística de envio e da data para recebimento dos itens, que também devem ser levados em consideração. “Para evitar frustração com atrasos, é indicado realizar a compra de forma antecipada, atentando-se ao prazo estimado pela loja virtual”, orienta.
 

4- Proteja seus dados

 

Dispor de ferramentas pensadas para a segurança do usuário durante as compras online ajuda a garantir mais confiança na relação entre consumidores e lojas digitais. O especialista aponta que o app Confi é um ótimo exemplo disso, pois o aplicativo assegura maior proteção de dados, por meio do monitoramento de CPFs, e identifica ações fraudulentas. “O app emite notificações em tempo real para preservar o usuário de golpes e compras indevidas em seu nome. Além disso, a plataforma conta com mais de 3 mil lojas certificadas e com selo de confiança para que o comprador possa adquirir seus produtos escolares com suporte e tranquilidade”, finaliza.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top